Introdução à PS5 Pro e The Last of Us
A série The Last of Us possui apenas dois títulos principais, mas a desenvolvedora Naughty Dog fez um excelente trabalho ao criar remasters e remakes desses jogos. Agora, com o lançamento da PS5 Pro, vem a promessa de uma experiência definitiva. A nova versão possibilita jogar as duas iterações de Last of Us em 4K a 60 fps utilizando a tecnologia PSSR (PlayStation Spatial Reprojection). Isso nos proporciona uma oportunidade interessante de comparar os desempenhos entre a PS5 e a PS5 Pro em um título aprimorado.
Modos Visuais e Qualidade de Imagem
Os novos patches da Naughty Dog oferecem um novo modo visual na PS5 Pro para ambos os jogos da série. A opção “Pro” se junta aos modos de desempenho e fidelidade já existentes. Este novo modo é renderizado a 1440p, mas aprimora a imagem para 4K utilizando PSSR. Enquanto outras configurações visuais permanecem as mesmas, o modo de desempenho apresenta melhorias significativas na qualidade visual.
- Melhor definição de imagem.
- Anti-serrilhamento mais eficiente.
- Aprimoramento na vegetação e outros elementos visuais.
Aprimoramentos Visuais na Vegetação
A maior melhoria observada está na vegetação, que apresenta um aspecto mais natural e limpo. Com a PS5 Pro, o filtro de nitidez de pós-processamento é menos agressivo em comparação à versão padrão, resultando em uma vegetação visualmente mais suave. As diferenças se tornam mais evidentes em movimento, onde a vegetação na PS5 padrão parece bagunçada em comparação.
Desafios e Problemas Visuais
Apesar das melhorias, a PS5 Pro apresenta algumas desvantagens. Uma delas é a instabilidade da imagem, que pode se manifestar como um efeito de grão de filme. Embora isso seja leve e não muito perturbador, também foram notados ocasionalmente problemas como costuras geométricas e cintilação da água.
Comparação entre as Partes 1 e 2
As experiências em The Last of Us Parte 1 e Parte 2 são bastante semelhantes em termos de desempenho do PSSR. Contudo, a Parte 1 possui um filtro de nitidez mais forte. Além disso, há problemas com as sombras em algumas áreas da Parte 2, mas esses problemas não são generalizados e não afetam severamente a qualidade do jogo.
Desempenho e Taxas de Quadros
Quando comparados os modos de desempenho da PS5 e PS5 Pro, a nova versão mantém uma taxa de quadros suave. O modo de fidelidade continua operando em 4K, e o modo de desempenho em 1440p. Em situações normais, ambos os jogos mantêm 60 fps com algumas raras quedas de desempenho.
- Modos Pro e de desempenho funcionam a 60 fps.
- Modo de fidelidade a 30 fps ou 40 fps com saída a 120 Hz.
VRR e Melhoria de Desempenho
Desbloquear os jogos utilizando VRR e saídas de 120 Hz revela uma performance bastante superior na PS5 Pro, alcançando taxas de quadros que podem ultrapassar 100 fps, especialmente em modos de desempenho. O fato de que a parte 2 tende a funcionar um pouco mais rápido do que a parte 1 faz sentido, pois foi projetada para as consolas PS4.
Comparação de Tecnologias de Upscaling
Ao analisar o PSSR em comparação com FSR e DLSS, nota-se que o PSSR se destaca na minimização de problemas de desoclusão, que podem ser more evidentes nas outras tecnologias. Embora o DLSS tenha uma estabilidade superior, o PSSR demonstra um bom desempenho em movimento, apesar de alguns ruídos visuais.
Conclusão
Os patches para The Last of Us na PS5 Pro são, de maneira geral, um sucesso. A Naughty Dog cumpriu a expectativa ao oferecer uma experiência visual em 4K a 60 fps. A PS5 Pro proporciona um nível adicional de refinamento, especialmente para jogadores que buscam aproveitar ao máximo esses títulos.