Dragon Age: The Veilguard para consoles é um lançamento promissor e tecnicamente robusto.

Introdução a Dragon Age: The Veilguard

Após uma longa década de desenvolvimento e mudanças de direção, o novo jogo da série Dragon Age finalmente chegou. Dragon Age: The Veilguard é uma sequência direta de Dragon Age: Inquisition, lançado em 2014. Esta nova versão aproveita uma atualização significativa da tecnologia Frostbite, incluindo recursos de ray tracing e é exclusiva para a atual geração de consoles. Embora já tenhamos discutido a versão para PC, é interessante ver como o jogo se adapta ao hardware de consoles, especialmente no caso da Xbox Series S, que possui quatro teraflops de poder de processamento.

Impressões Visuais

Visualmente, Dragon Age: The Veilguard é bastante impressionante. As primeiras imagens não eram tão promissoras, mas agora, em mãos, o jogo mostra cenários deslumbrantes com vegetação densa e iluminação cativante. Embora não seja o melhor em termos de reflexos ou iluminação global, a qualidade geral da imagem é admirável.

Sistema de Cabelo

Um dos destaques do jogo é o sistema de cabelo baseado em fios. A produtora adaptou a tecnologia de cabelo utilizada em jogos como FIFA/FC, resultando em cabelos detalhados que se movem de maneira realista. Durante o jogo, as mechas encaracoladas do personagem apresentam um visual satisfatório, com poucos cortes. Essa representação do cabelo é uma característica distintiva e atrativa do jogo.

Criação de Personagens

No criador de personagens, as opções são variadas, permitindo a personalização sem complicações. O design é ligeiramente guiado, evitando que os personagens se tornem estranhos. Embora o estilo possa gerar algumas controvérsias devido aos rostos mais estilizados, a abordagem me agradou ao longo do jogo.

Modos Visuais e Desempenho

A PlayStation 5 e a Xbox Series X oferecem dois modos visuais: um de fidelidade, visando 30 fps, e um de desempenho, mirando 60 fps. O modo de fidelidade normalmente roda em 1080p, enquanto o modo de desempenho varia, podendo alcançar resoluções de até 720p. Em relação ao desempenho, o modo de fidelidade é mais estável, proporcionando uma experiência de jogo fluida.

Ray Tracing e Oclusão

Uma diferença importante entre os modos é a presença de ray tracing, presente apenas no modo de fidelidade. Os reflexos proporcionados pelo ray tracing adicionam profundidade e precisão à iluminação, o que não pode ser replicado por outros métodos. No entanto, a eficácia da oclusão de ambiente vista em consoles parece ser limitada, com o PC apresentando uma melhor performance nesta área.

Desempenho nas Consoles

O desempenho tem sido sólido em ambos os modos. No entanto, o modo de desempenho está sujeito a algumas quedas de frame rate em situações mais complexas. A Xbox Series S apresenta uma resolução mais baixa, mas ainda consegue entregar uma experiência adequada, embora não tenha ray tracing visível. Apesar das limitações, a performance continua sendo estável e a qualidade geral da imagem é aceitável, mesmo em 4K.

Conclusão

Em termos gerais, Dragon Age: The Veilguard é uma experiência positiva. A implementação cuidadosa de ray tracing, juntamente com uma boa qualidade de imagem e boa performance, torna este novo título atrativo para os jogadores de console. É um jogo que certamente agradará aos fãs da franquia, oferecendo um aspecto gráfico atraente e uma jogabilidade sólida nas plataformas da nova geração.

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