Dragon Quest 3 HD-2D Remake: Um Renascimento Empolgante
Quando foi anunciado, o Dragon Quest 3 HD-2D Remake atraiu a atenção não apenas dos fãs da série, que está se tornando cada vez mais popular, mas também de apaixonados por JRPGs que apreciam o belo estilo de pixel art. Para entender melhor o processo de desenvolvimento do jogo, Masaaki Hayasaka, o produtor, compartilhou detalhes que mostram como a estética HD-2D tem encantado o público.
O Início da Jornada com o Sucesso de Octopath Traveler
Uma das questões levantadas a Hayasaka foi a escolha de iniciar os remakes com Dragon Quest 3 (e como os remakes de Dragon Quest 1 e 2 estão previstos para 2025). O produtor explicou que essa decisão surgiu após o sucesso de Octopath Traveler, que foi bem recebido graças à sua estética pixel art HD-2D.
Segundo Hayasaka:
> “Antes deste lançamento em HD-2D, a versão deste jogo disponível para PS4 e Switch era uma adaptação de uma versão para celular, que por sua vez se baseava na do SNES. Isso significava que era um jogo de 28 anos, de 1996. O sucesso de Octopath Traveler fez com que a identidade gráfica HD-2D fosse muito bem aceita pelo público. Assim, a ideia de reformular Dragon Quest I, II e III nesse estilo começou a tomar forma.”
Portanto, a escolha por Dragon Quest 3 se deve ao seu potencial para se beneficiar de um relançamento moderno, sendo o primeiro na linha cronológica da trilogia Erdrick.
> “Quanto mais retrô um jogo é, mais uma reformulação gráfica HD-2D aumenta seu impacto. Por isso, os títulos I, II e III da franquia foram considerados candidatos ideais para essa adaptação.”
Modernizações para Atingir Novas Audiências
Para aqueles que estão entrando na franquia Dragon Quest agora, pode-se notar a complexidade e o número de mecânicas que os jogos oferecem. Embora possam parecer simples em comparação com títulos modernos, esses jogos eram muito avançados para sua época e se mantêm relevantes. Contudo, as mecânicas podem ser desafiadoras para novos jogadores.
Hayasaka comentou sobre as mudanças realizadas durante o desenvolvimento:
> “Trabalhamos com dois conceitos principais: ‘respeitar o original e preservar o máximo possível’ e ‘revisar quaisquer aspectos que pudessem tornar o jogo desafiador de jogar ou compreender’. Isso naturalmente tornou o jogo mais acessível para novos jogadores, satisfazendo ao mesmo tempo os fãs de longa data.”
Algumas das melhorias em Dragon Quest 3 HD-2D Remake incluem:
- Auto-saves
- Mapas completos de dungeons
- Opções para usar Zoom ou Chimaera Wings em locais fechados
- Variações na velocidade de animação durante as lutas
- Mapas com objetivos marcados
Essas adições visam melhorar a qualidade de vida do jogo, tornando a experiência mais agradável tanto para novatos quanto para veteranos.
Decisões de Design e O Elemento Cortado
Durante o desenvolvimento, uma decisão importante foi feita em relação à representação dos personagens durante as batalhas. Hayasaka explicou que a decisão de não incluir animações de ataque dos membros do grupo se deu para preservar o ritmo do jogo:
> “Decidimos que qualquer novo conteúdo deveria ser considerado como ‘elementos bônus’ para preservar os recursos originais do jogo. Optamos por não adicionar a animação de batalha dos membros do grupo, pois isso teria interrompido o ritmo das batalhas, que já era muito bem construído no original.”
Além disso, o trabalho meticuloso da equipe de design foi destacado:
> “Os sprites de monstros e personagens foram feitos à mão por nossos artistas de pixel. A produção necessária para criar novas animações teria elevado muito o custo e o tempo de desenvolvimento.”
Conclusão
O Dragon Quest 3 HD-2D Remake promete ser uma experiência única, unindo a nostalgia dos fãs com modernizações que convidam novos jogadores a descobrir a história da franquia. É esperado que em 2025, Dragon Quest 1 e 2 também recebam esse tratamento especial, completando a trilogia Erdrick.