Análises e ReviewsDigital Foundry testa o DLSS 4 na nova GeForce...

Digital Foundry testa o DLSS 4 na nova GeForce RTX 5080 da Nvidia.

- Advertisment -

Lançamento das Placas Gráficas RTX de 50ª Geração

Na noite passada, a Nvidia finalmente apresentou suas novas placas gráficas da linha RTX 50. Durante as férias, tive a chance de testar a tecnologia DLSS 4, que melhora a resolução e gera fotogramas, em um PC com a nova GeForce RTX 5080, enquanto jogava uma versão atualizada de Cyberpunk 2077. Os resultados foram impressionantes.

Principais Melhorias da DLSS 4

A Nvidia aprimorou sua tecnologia com um novo modelo chamado “transformador de visão”, resultando em melhorias significativas na qualidade da imagem. A nova versão permite que a geração de fotogramas aumente, passando de um para dois ou até três fotogramas interpolados. O resultado é uma experiência em Cyberpunk 2077 que não apenas parece melhor, mas também roda a impressionantes taxas de quadros acima de 120 fps.

Acesso à Tecnologia

Minha experiência foi baseada em uma mostra de engenharia da RTX 5080, com controladores ainda não finalizados. Portanto, as informações aqui são preliminares. Embora tenha verificado a funcionalidade do DLSS 4 e notado aumentos na taxa de quadros, números exatos deverão ser confirmados em testes futuros com hardware completo e controladores finais.

Desafios na Captura de Imagens

Um desafio ao mostrar a qualidade do DLSS 4 é a captura de vídeos em alta taxa de quadros. Como a nova tecnologia gera múltiplos fotogramas, torna-se difícil retratar fielmente a experiência em um vídeo, especialmente quando nenhum equipamento no mercado pode captar ultra HD a 240 fps. O objetivo é visualizar no YouTube em 4K, reforçando que a DLSS 4 foi desenvolvida para monitores QD-OLED 4K com taxas de 240 Hz.

Melhorias Visuais e Tecnológicas

A tecnologia DLSS, que anteriormente utilizava uma rede neural convolucional, agora se baseia neste novo modelo para alcançar maior estabilidade, redução de efeitos fantasma, detalhes aprimorados e melhor anti-aliasing. Com dois vezes mais parâmetros do que a versão anterior, o novo modelo é escalável, prometendo qualidade ainda maior com aperfeiçoamentos futuros. A Nvidia afirma que esta tecnologia é compatível com versões anteriores, podendo ser aplicada em games que usam a DLSS 2.0 ou superior.

LEIA TAMBÉM:  Forza Horizon 5 Chega ao PS5 Pro: Confira as Novidades!

Comparação de Desempenho

A impressão geral da nova tecnologia, mesmo rodando em 1080p, é de que a qualidade superou a versão anterior. Com a rede anterior, vimos melhorias incrementais, mas o novo modelo traz significativos avanços. A reconstrução de raios e o upscaling se beneficiaram de maneira semelhante, oferecendo resultados mais satisfatórios.

Resultados e Testes Práticos

Em testes que realizei no mercado negro do jogo, a combinação da tecnologia de geração de fotogramas e o modelo transformador geraram um aumento de 535% na taxa de quadros em comparação com a execução em 4K nativo. A ampliação da taxa de quadros continua conforme aumentamos o número de fotogramas gerados: 725% com dois e 913% com três fotogramas.

Latência e Jogabilidade

As preocupações com a latência da nova técnica de geração de fotogramas foram verificadas. As medições indicaram um aumento médio de 6,4 ms na latência ao usar o máximo de fotogramas gerados, o que parece uma troca justa considerando o aumento significativo na taxa de quadros. A jogabilidade em Cyberpunk 2077 permanece responsiva, mesmo com a configuração atual de geração de fotogramas.

Conclusão

O tempo que passei com a RTX 5080 foi promissor. A experiência em Cyberpunk 2077 no modo path-traced superou os 120 fps, e a nova tecnologia de geração de fotogramas mostrou-se eficaz em jogos, o que é promissor para títulos menos exigentes. As melhorias na qualidade de super-resolução e na reconstrução de raios parecem endereçar muitas questões que tínhamos com a DLSS, e parece que a Nvidia está avançando em relação a seus concorrentes.

Cyberpunk 2077 DLSS 4

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas..

Ex-funcionário da Bungie revela ambiente tóxico e humilhante na produção de Marathon

Experiência de Trabalho na Bungie Um ex-funcionário da Bungie, conhecido online como Spirited, compartilhou detalhes sobre sua experiência no desenvolvimento...

Marathon da Bungie é Revisado Após Acusação de Plágio

Polêmica Envolvendo a Bungie e Acusações de Plágio Com o lançamento de Marathon programado para o dia 23 de setembro...

Take-Two revela que preço de jogos, incluindo GTA 6, caiu 20% em 20 anos

Alta de Preço no Mercado de Videogames Atualmente, a discussão sobre o aumento dos preços no setor de videogames está...

Cyberpunk 2077 na Switch 2 impressiona ao competir com PS5 e Xbox

Lançamento da Edição Ultimate de Cyberpunk 2077 A edição Ultimate de Cyberpunk 2077 será disponibilizada para a Nintendo Switch 2...
- Advertisement -

Neil Druckmann Anuncia Participação em Dois Novos Projetos da Naughty Dog

Neil Druckmann e seus Novos Projetos na Naughty Dog Neil Druckmann, o renomado diretor de The Last of Us, confirmou...

Team Liquid perde patrocínio após jogador brasileiro ofender japoneses

Polêmica com DiasLucasBr O jogador brasileiro Lucas "DiasLucasBr" Dias, que integra a equipe do Team Liquid, se tornou o centro...

Recomendados

Códigos do Codiguin Free Fire 2025: Confira a lista para resgatar em janeiro!

O Sucesso do Free Fire Nos últimos anos, o Free...

Melhores Jogos para 2025

Melhores MMORPGs para 2025 1. AdventureQuest 3D (PC e celulares) Dando...
- Advertisement -

Talvez você se interesseRELACIONADOS
Especiais pra você