Cancelamento de Perfect Dark e Fechamento da The Initiative
A Microsoft anunciou, na terça-feira (2), uma decisão que impacta de forma significativa a divisão Xbox: o cancelamento do reboot de Perfect Dark e o fechamento do estúdio The Initiative. Essa medida integra uma onda de demissões que atingiu 4% da força de trabalho global da empresa, resultando em cerca de 9 mil cortes de funcionários, afetando diversos departamentos da divisão de jogos, incluindo equipes da Activision, Blizzard, King e ZeniMax.
O projeto de Perfect Dark era uma das iniciativas mais ambiciosas da Microsoft desde 2018, ano em que a companhia constituiu a The Initiative, formada por veteranos da indústria, como Darrell Gallagher, ex-Crystal Dynamics. A proposta era revitalizar a clássica franquia de espionagem da Rare de uma forma moderna, com o apoio do próprio estúdio Crystal Dynamics. Agora, com o cancelamento, essa parceria também foi descontinuada.
CANCELAMENTO DE EVERWILD E PROJETOS ADICIONAIS
Além de Perfect Dark, o título Everwild, da Rare, também teve seu desenvolvimento interrompido. Anunciado em 2019, o jogo de aventura em um mundo mágico passou por diversas reformulações criativas nos últimos anos. De acordo com informações internas, outros projetos não divulgados foram encerrados, incluindo o MMORPG Blackbird, da ZeniMax Online, que seria o sucessor espiritual de The Elder Scrolls Online.
Em uma comunicação aos funcionários, Matt Booty, chefe da Xbox Game Studios, afirmou que as decisões foram tomadas para realinhar os investimentos da empresa. “Essas escolhas não foram feitas de forma leviana, pois cada projeto representa anos de esforço, imaginação e comprometimento”, destacou Booty, ressaltando que a indústria está passando por mudanças significativas que exigem foco e redirecionamento de recursos.
CONTINUAÇÃO DO FOCO EM GRANDES FRANQUIAS
Apesar dos cortes, Booty enfatizou que a estratégia central da Xbox permanece em sua essência: “Queremos construir jogos que empolguem nossos jogadores, expandir nossas maiores franquias e criar novas histórias, mundos e personagens”. Atualmente, mais de 40 projetos seguem em desenvolvimento, incluindo títulos como State of Decay 3, Clockwork Revolution e novas entradas de franquias estabelecidas, com lançamentos programados até 2026.
A Microsoft também assegurou que todos os jogos exibidos na Xbox Games Showcase de junho continuam em desenvolvimento, sem impactos diretos proveniente dessa onda de demissões. Entretanto, estúdios como Turn 10, Undead Labs e equipes de qualidade e marketing da Activision Blizzard também foram afetados, levantando preocupações sobre a produção futura dos títulos da marca.
CONTEXTUALIZAÇÃO DAS DEMISSÕES
É importante notar que as demissões ocorrem em um momento de lucros recordes para a Microsoft, que reportou US$ 26 bilhões em ganhos no primeiro trimestre. De acordo com Phil Spencer, chefe da divisão de games da empresa, os cortes ocorreram mesmo com esse bom desempenho, e um total de mais de 15 mil funcionários foram demitidos desde o início do ano. A divisão de games se tornou um foco central para os cortes após a absorção de gigantes do setor, como Bethesda e Activision Blizzard.
Embora a Microsoft ainda não tenha divulgado quais outros estúdios foram afetados pelas demissões, rumores indicam que até mesmo produtoras envolvidas com Call of Duty estão sendo impactadas. O que você pensa sobre essas mudanças? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Referências e Links Internos
Para entender melhor o cenário atual, confira também:
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- Xbox marca presença na Gamescom 2025: expectativas e novidades a caminho
- Expectativas para o Xbox Games Showcase: O que Está por Vir?