Encerramento do Suporte a XDefiant
Após meses de especulações, a Ubisoft confirmou, no dia 3 de dezembro, o fim do suporte ao XDefiant, um dos seus jogos de tiro em primeira pessoa. A empresa também comunicou o fechamento de seus estúdios em São Francisco, nos Estados Unidos, e Osaka, no Japão. Além disso, haverá uma redução no número de funcionários na filial de Sydney, na Austrália.
Decisão sobre o Jogo
Marie-Sophie de Waubert, chefe de estúdio da Ubisoft, anunciou que, com a “difícil decisão de interromper o desenvolvimento” de XDefiant, novas downloads, registros de jogadores e compras não estarão mais disponíveis a partir de agora. Contudo, a terceira temporada do jogo ainda será lançada, e os servidores permanecerão ativos até 3 de junho de 2025.
Em uma declaração, Waubert destacou que, apesar de um início promissor e do comprometimento da equipe, a Ubisoft não conseguiu atrair e manter um número suficiente de jogadores a longo prazo. “O jogo está muito longe de atingir os resultados necessários para permitir mais investimentos significativos, e estamos anunciando que o encerraremos”, concluiu.
Impacto no Quadro de Funcionários
A situação é preocupante para muitos na indústria dos jogos, pois 2024 se revelou um ano desafiador, marcado por cortes e demissões. Com esta nova decisão da Ubisoft, mais de 270 funcionários podem perder seus empregos em três filiais ao redor do mundo.
- Segundo Waubert, quase metade da equipe de XDefiant irá transitar para outras funções dentro da Ubisoft.
- No entanto, 143 funcionários do estúdio de São Francisco serão demitidos.
- Da filial de Osaka, 134 colaboradores devem “provavelmente sair”.
Histórico e lançamento do Jogo
XDefiant lançou sua primeira temporada em julho e a segunda em setembro, no mesmo dia em que a Ubisoft anunciou o adiamento de Assassin’s Creed Shadows para o ano seguinte. Essa decisão, assim como o fracasso comercial de Star Wars Outlaws, revelou um plano de reestruturação por parte da publisher francesa.