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    Star Wars Jedi: Survivor para PS5 Pro adiciona RT no modo desempenho, mas apresenta sérios problemas de qualidade de imagem

    Análise de Star Wars Jedi: Survivor na PS5 Pro

    Star Wars Jedi: Survivor não é apenas um jogo com peculiaridades em sua formatação; ele se destaca por ter recebido uma quantidade significativa de atualizações após seu lançamento, uma vez que apresentou diversos problemas tanto na versão para PC quanto nas consoles. Recentemente, o jogo recebeu uma atualização específica para a PS5 Pro, que promete melhorar o desempenho e a qualidade visual, mas, infelizmente, nem todos os objetivos foram alcançados.

    Modos de Jogo na PS5 Pro

    A versão da PS5 Pro apresenta duas configurações revisadas: modo de desempenho e modo de qualidade. O modo de desempenho é o mais atraente, pois reintegra as funcionalidades de ray tracing (RT). Inicialmente, o jogo oferecia esses efeitos em ambos os modos na PS5, mas foram removidos do modo de desempenho para garantir uma taxa de 60 fps mais estável. A nova configuração do modo de desempenho da PS5 Pro traz de volta os efeitos de ray tracing, incluindo:

    • Reflexos RT
    • Iluminação Global RT (RTGI)
    • Oclusão de Ambiente RT (RTAO)

    Qualidade dos Efeitos de Ray Tracing

    Infelizmente, a qualidade desses efeitos é inferior quando comparada ao modo de qualidade da PS5. Os reflexos, por exemplo, parecem carecer de detalhes em algumas áreas dos níveis mais iniciais, enquanto os níveis seguintes mostram resultados mais satisfatórios. O RTGI e o RTAO são pouco perceptíveis, e nem mesmo a equipe de teste conseguiu confirmar a presença do RTAO até que isso fosse mencionado em uma publicação oficial da EA. Apesar dessas limitações, o uso de ray tracing enriquece visualmente várias cenas em 60 fps.

    Problemas de Upscaling com PSSR

    Outra mudança significativa foi a introdução do upscaling PSSR, que deveria oferecer uma qualidade de imagem superior em relação ao FSR 2 utilizado anteriormente. Contudo, essa promessa não se concretizou, resultando em uma resolução instável com visíveis problemas de cintilação e artefatos no display, especialmente em ambientes naturais. Por outro lado, áreas artificiais, como ruas, apresentam um desempenho melhor, mas ainda assim sofrem com aliasing e instabilidade.

    Desempenho Melhorado em 60 fps

    Um ponto positivo da atualização para a PS5 Pro é que o jogo roda a 60 fps na maioria das situações, incluindo a notória corrida de Koboh, que anteriormente apresentava quedas de frame rate. A única exceção notável é um rio com reflexos RT que provoca quedas de frames, mas, de maneira geral, a melhoria é tangível em comparação à versão base da PS5.

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    Comparação de Resolução

    A EA mencionou que a resolução foi aumentada na PS5 Pro, tendo resoluções internas de 1200p e saída de 1800p, enquanto a versão anterior alcançava cerca de 1080p até 1440p. No entanto, análises de pixel demonstraram que a contagem média é na verdade de cerca de 900p, com variações entre sub-720p e um pouco acima de 1080p. Esses resultados indicam que a experiência na PS5 Pro está aquém da expectativa, mesmo com algumas melhorias de desempenho e a inclusão do ray tracing.

    Modo de Qualidade e Jogabilidade

    O modo de qualidade opera a 30 fps e apresenta melhores reflexos RT em comparação ao modo de desempenho, mas enfrenta problemas com o pop-in da iluminação e falhas na iluminação global RT, fazendo superfícies aparecerem pretas. Apesar de os problemas de granulação do PSSR estarem menos evidentes, eles ainda persistem. O desempenho é praticamente fixo em 30 fps, exceto em algumas áreas que ainda apresentam quedas pontuais.

    Comparação com a Versão de PC

    A versão para PC, que utiliza DLSS, demonstrou ser superior à implementação do PSSR. O DLSS oferece uma imagem mais estável e com maior qualidade visual, sem as incomodações do grão PSSR. Embora tenha suas falhas, a solução da Nvidia se apresenta como uma opção muito mais satisfatória em termos de detalhes e estabilidade.

    Conclusão e Expectativas Futuras

    Em resumo, tanto Jedi: Survivor quanto o PSSR necessitam de ajustes significativos, e é surpreendente que a atualização para a PS5 Pro tenha sido lançada com problemas visuais evidentes. Seria ideal se os modos anteriores estivessem disponíveis enquanto essas falhas são corrigidas, mas isso parece improvável. Para os jogadores, a situação atual sugere que voltar ao FSR 2 pode ser a melhor escolha até que o PSSR receba as melhorias necessárias. Agora, não é recomendável jogar no modo de desempenho da PS5 Pro devido às distrações visuais criadas pelo PSSR. O modo de qualidade oferece uma experiência mais aceitável, mas também apresenta suas deficiências, tornando este lançamento decepcionante para os proprietários de uma console premium.

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