O Futuro do PlayStation 6
No final de 2020, o PS5 e o Xbox Series foram lançados, dando início à nova geração de consoles. Hoje, quase cinco anos depois, a Sony foca sua atenção no futuro PlayStation 6.
Durante uma reunião de negócios, o CEO da PlayStation, Hideaki Nishino, foi questionado sobre a possibilidade de o novo console ser substituído por jogos em nuvem. Ele destacou que, apesar do crescimento técnico do streaming em nuvem, a estabilidade da rede é um fator que a empresa não controla. Além disso, lembrou que o custo por tempo de jogo pode ser mais alto do que em um console tradicional.
Nishino explicou que, embora o streaming em nuvem ofereça uma nova maneira de acessar conteúdos, a preferência da maioria dos jogadores ainda é por experimentar os jogos localmente, evitando dependências de condições de rede.
Desafios e Oportunidades
Nishino comentou: “O streaming em nuvem está avançando tecnicamente, como demonstramos com nossos serviços, mas a estabilidade da rede não é algo que possamos garantir. Além disso, o custo elevado por tempo de jogo, comparado ao modelo de console tradicional, representa um desafio.”
O CEO também ressaltou a criação de um grande ecossistema de jogadores ao longo das gerações, especialmente no PlayStation 4 e no PlayStation 5, o que demonstra um “enorme interesse” na estratégia da Sony para o PlayStation 6.
Expectativas para o Lançamento
Documentos relativos à aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft indicam que a Sony não espera lançar o PS6 antes de 2028. Além disso, a empresa fez parceria com a AMD para o design e fabricação do chip do novo console, priorizando a compatibilidade com versões anteriores.
A vice-presidente sênior de finanças da SIE, Lynn Azar, comentou que a empresa está analisando o futuro da plataforma e que a “ciclicidade tradicional” foi reduzida, permitindo a geração de receitas recorrentes com os serviços do PS4 e PS5.
“Reduzimos a ciclicidade ao estabelecer um grande ecossistema de jogadores, o que resulta em uma base sólida e estável de receitas,” afirmou Azar, destacando que o conteúdo e serviços agora representam mais de dois terços da receita da empresa.
Comparativo entre Consoles
Outro ponto interessante discutido foi que o PS5 superou o número de jogadores ativos mensais do PS4 pela primeira vez. Há cerca de um ano, ambos os consoles tinham uma média próxima de 49 milhões de jogadores mensais. Com o crescimento do PS5, a geração anterior está claramente apresentando sinais de desgaste.
Certamente, o “momento final” para o PS4 pode ocorrer quando a Sony decidir cessar o lançamento de novos jogos para a plataforma, embora ainda não existam previsões para isso.
Interaja Conosco!
Qual a sua opinião sobre a nova geração que está por vir? Acredita que é cedo demais para um possível PS6? Deixe sua opinião nos comentários!
Considerações Finais
A Sony parece determinada a continuar investindo em seu ecossistema de jogos e a explorar novas formas de interação para os jogadores. Para saber mais sobre o futuro dos consoles, você pode conferir o artigo sobre PS6: A Priorização da Sony para o Futuro dos Consoles.
Se você é fã de games, também pode estar interessado em ler sobre a nova expansão de The Sims 4 que está prevista para lançamento, que trará novas experiências no mundo virtual. Aproveite e veja também nossas sugestões de jogos para aproveitar no fim de semana.