Silent Hill 2 para PC: mais um título em Unreal Engine 5 afetado pelo stutter
Problemas de Desempenho em Silent Hill 2
A versão para PC de Silent Hill 2, que utiliza a tecnologia Unreal Engine 5, apresenta uma quantidade significativa de stuttering, ou seja, interrupções e quedas repentinas no desempenho. Mas por que isso acontece? E há alguma forma de corrigir esses problemas? Neste artigo, vamos explorar essas questões, observando que os desafios vão além dos simples saltos no gráfico de fotogramas.
Desempenho e Qualidade Gráfica
A Bloober Team fez um bom trabalho em muitos aspectos da versão para PC de Silent Hill 2. As opções gráficas disponíveis são satisfatórias e existem algumas inovações interessantes, como:
Suporte a redimensionamento dinâmico de resolução, similar ao que encontramos em consoles.
Implementação de tecnologia de iluminação global com Lumen, que proporciona reflexos e iluminação indireta de maior qualidade em comparação com versões que não usam aceleração por hardware.
Essas melhorias tornam a experiência visual notavelmente superior à versão para PlayStation 5, algo que nem todas as versões para PC conseguem alcançar.
Questões Visuais e Bugs
No entanto, a experiência não é isenta de falhas. Um dos problemas mais notáveis é que a maioria dos tecidos no jogo roda a 30 fps, independentemente da taxa de quadros definida. Isso implica que elementos como cortinas e bandeiras em movimento não apresentam um desempenho fluido, tornando-os visivelmente deficientes. Além disso, as cutscenes também são limitadas a 30 fps, o que é inaceitável para uma versão de PC.
Erros e Interferências
Além do stutter, a versão para PC enfrenta outros bugs que afetam a apresentação do jogo. Por exemplo:
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Cintilação da grama e de outros elementos ao passar por determinadas áreas do mapa.
Reflexos do Lumen apresentam denoising deficiente, gerando efeitos visíveis de “ebulição”.
Folhas em movimento podem deixar rastros, prejudicando a imersão.
A comunidade de modders na PC tem se esforçado para resolver esses problemas, implementando soluções como a reconstrução de ray tracing e ajustes que melhoram a qualidade dos reflexos.
Stutter e Limitações do Unreal Engine 5
Apesar dos esforços dos modders, o stuttering no Unreal Engine 5 se mantém como um desafio persistente. Esse problema não é algo que pode ser corrigido apenas com modificações ou ajustes simples. A Bloober Team parece estar enfrentando desafios com a forma como a luz e os efeitos gráficos são processados, o que resulta em períodos de stutter mesmo em máquinas com hardware poderoso.
Embora a construção de shaders não seja a causa, o stutter transversal continua a ser problemático, afetando até mesmo CPUs de alto desempenho. Ao tentar limitar a taxa de quadros da mesma forma que alguns consoles fazem, o objetivo é minimizar o stutter, mas isso acaba não resolvendo o problema de forma eficaz.
Implicações Finais e Reflexões
Ao analisar tudo isso, fica claro que algo não está certo em Silent Hill 2. As intervenções que tornam o jogo jogável exigem soluções que não deveria ser necessário implantar, como limitar a 30 fps. Embora essa tática possa resolver temporariamente o problema, não é uma solução viável a longo prazo.
A dúvida persiste se esses problemas são consequências do sistema operacional, da própria evolução do jogo ou do Unreal Engine. Independentemente da causa, é desejável que as produtoras e a Epic reconheçam e tratem essas questões, garantindo que os jogadores tenham uma experiência fluida e satisfatória.
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