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    Reação à PS5 Pro: Melhorias na GPU, Ray Tracing, PSSR e nova parceria da Sony com a AMD Amethyst

    Introdução à PlayStation 5 Pro

    A Sony apresentou a PlayStation 5 Pro de uma maneira distinta em comparação com as revelações anteriores da PlayStation 4 Pro e da PlayStation 5. Mark Cerny, o arquiteto principal do sistema, foi o apresentador, e a revelação teve apenas nove minutos de duração, onde grande parte do tempo foi dedicada a exaltar as capacidades da PS5 padrão. Isso se distancia da apresentação detalhada do primeiro modelo “Pro” da Sony e da famosa apresentação “Road to PS5” de março de 2020. Agora, após três meses, novos detalhes finalmente foram divulgados.

    Nova Apresentação e Mudanças Significativas

    A Sony, em uma nova apresentação aprofundada, revelou detalhes importantes sobre o design e a visão por trás da PlayStation 5 Pro. Essa nova filosofia representa uma mudança significativa na produção de consoles. Enquanto a tecnologia gráfica da nova versão é melhorada, Cerny vislumbra um futuro em que a aprendizagem automática terá um papel central no desenvolvimento das consolas. Apesar de a rasterização estar se aproximando de seus limites, há uma previsão de grandes avanços nas capacidades de ray tracing.

    Essa visão trivializa comparações com a estratégia da Nvidia, mas fica evidente que a AMD continuará sendo a parceira principal da Sony para essa nova abordagem. Uma nova colaboração chamada “Ametista” foi anunciada entre a Sony e a AMD.

    Resumo da Apresentação

    • Visão geral da GPU: RDNA 2.x, 16.7TF
    • Melhorias no ray tracing
    • Aprendizagem automática e PSSR
    • O futuro: Amethyst, exploração de ML e nova geração

    Visão Geral da GPU: RDNA 2.x, 16.7TF

    A transição mais evidente da PS5 normal para a PS5 Pro está em seu poder gráfico. Em vez de focar em melhorias na CPU ou em maior resolução de tela, a PS5 Pro investe em uma GPU mais poderosa. A arquitetura da GPU baseia-se na RDNA 2 da AMD, incorporando recursos das futuras RDNA 3 e RDNA 4.

    Com uma velocidade de relógio padrão de 2,17 GHz, a PS5 Pro entrega um desempenho de 16,7 TF, significativamente superior aos 10 TF da versão base. As especificações incluem 30 WGPs e 60 unidades de computação, com um aumento máximo de 2,35 GHz, embora esta frequência máxima seja improvável em funcionamento normal.

    Melhorias no Ray Tracing

    A PS5 Pro promete um desempenho aprimorado em ray tracing, permitindo que desenvolvedores aproveitem esses recursos de forma mais eficaz em jogos otimizados para a nova versão, sem comprometer a qualidade da imagem ou a taxa de quadros. Essa melhoria é possível devido a novas extensões na arquitetura RDNA 2.x, além de suporte para BVH8, que aumenta a velocidade do processamento.

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    Adicionalmente, a gestão de pilha em hardware otimiza a fase de travessia no ray tracing, algo que não era comum em soluções anteriores da AMD, mas já era utilizado pela Intel e Nvidia. Essas melhorias possibilitam reflexos mais realistas em diferentes superfícies, ampliando as opções para desenvolvedores.

    Aprendizagem Automática e PSSR

    A PS5 Pro também traz atualizações voltadas para aprendizagem automática, incluindo o upscale PSSR. A Sony priorizou a velocidade e a eficiência, utilizando a GPU em vez de hardware dedicado para essa tarefa. A estratégia envolve processar partes menores de uma imagem 4K de cada vez para minimizar os problemas de largura de banda.

    O resultado é um sistema que combina registros vetoriais, oferecendo à Sony uma abordagem eficiente em termos de área e consumo, capaz de atender aos objetivos de velocidade do PSSR. Contudo, ainda há espaço para melhorias, especialmente se a Sony quiser competir mais de perto com soluções como o DLSS da Nvidia.

    O Futuro: Amethyst e Novas Possibilidades

    A Sony anunciou a colaboração com a AMD chamada Amethyst, com o objetivo de desenvolver arquiteturas de hardware que suportem CNNs (redes neurais convolucionais) para gráficos mais avançados em tempo real. Ambas as empresas têm a intenção de usar essa parceria para impulsionar tecnologias de aprendizagem automática e ray tracing desenvolvidas para futuras gerações de consoles.

    Essa colaboração poderá levar a um aumento de eficiência em termos de desempenho e qualidade. A Sony parece estar assegurando que continuará a trabalhar com a AMD para seus consoles futuros, o que indica um compromisso de longo prazo entre as duas empresas.

    Conclusão

    O potencial da PS5 Pro, à medida que os desenvolvedores se familiarizam com suas capacidades, é promissor. A ampliação das funcionalidades de ray tracing e as melhorias no PSSR podem resultar em experiências de jogo mais ricas. A exploração da aprendizagem automática abre uma nova dimensão para o desenvolvimento de jogos, posicionando a PS5 Pro como uma plataforma inovadora no cenário atual dos consoles.

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