Uma História de Sucesso
Originalmente lançado em 2005, o beat’em up online Dungeon Fighter, atualmente desenvolvido pela sul-coreana Neople, rapidamente conquistou o mercado oriental. Embora o jogo não tenha alcançado o mesmo sucesso avassalador no ocidente, DNF se consolidou como uma das maiores franquias de entretenimento, ocupando a décima quinta posição em arrecadação ao longo de seus quase 20 anos de trajetória.
Com um sucesso tão significativo, a Nexon, que é responsável pela publicação da propriedade intelectual, começou a expandir o universo do jogo. Entre suas iniciativas, destaca-se o recente DNF Duel, um jogo de luta que inclui personagens do título original. Agora, a Neople apresenta The First Berserker: Khazan, um action RPG hardcore que explora as origens do berseker, uma das subclasses de DNF.
UM GENERAL CAÍDO
The First Berserker: Khazan narra a história do general Khazan, um renomado herói e líder militar do império de Fell Los. Acusado injustamente de traição, ele é condenado à morte. Acorrentado e sem esperança de escapar, Khazan é libertado por uma entidade composta por fantasmas guerreiros que desejam usar seu corpo para cumprir ordens do rei do submundo. Munido de novos poderes e com sede de vingança, o jogador deve desbravar a trama e o desequilíbrio entre os mundos dos vivos e dos mortos.
Embora evitaremos spoilers, a história é bastante simples e não apresenta grandes reviravoltas. Existem alguns momentos interessantes representados através de cutscenes artísticas, mas muitos são previsíveis e não conseguem manter o engajamento do jogador. Exceto por Khazan, interpretado de forma primorosa por Ben Starr, os outros personagens são pouco cativantes e não contribuem para aumentar o envolvimento do jogador com a narrativa.
VISUAIS E CENÁRIOS
Um dos pontos que compensam a falta de profundidade na narrativa são os cenários e os visuais dos personagens e inimigos. Apesar de uma certa repetição, os gráficos em cel shading apresentam uma boa qualidade, e a direção de arte cria um mundo visualmente atraente, claramente inspirado na obra Berserk de Kentaro Miura.
Entretanto, o jogo enfrenta problemas técnicos, como glitches gráficos, texturas desaparecendo e quedas de frames durante lutas, o que pode impactar a experiência do jogador, principalmente nas primeiras horas de gameplay. Esperamos que a Neople tenha correções programadas para o lançamento.
JOGABILIDADE SOULSLIKE
Em termos de jogabilidade, The First Berserker: Khazan é um exemplo autêntico do gênero soulslike. A gameplay é focada em esquivas e contra-ataques, não há botão de pulo, e o sistema de stats é semelhante ao da famosa franquia Souls. A morte resulta na perda de recursos, aqui chamados de lácrima, e renascimento em fogueiras.
Para os fãs do gênero, o título entrega uma gameplay responsiva e um combate muito bem estruturado. Os jogadores podem explorar diferentes habilidades e modificadores de ataques, além de trios de armas que alteram significativamente a dinâmica do jogo.
Para aqueles que não são tão adeptos do gênero, há boas notícias. O jogo inclui um modo Fácil, visando atender a um público menos experimentado, embora mudar para esse modo torne impossível retornar à dificuldade anterior. Essa inclusão é uma iniciativa positiva da Neople.
Além disso, a progressão em lutas contra chefes é bem pensada. Cada tentativa de enfrentar os poderosos chefes proporciona acumulação de lácrima, permitindo que o jogador progrida mesmo após várias derrotas, o que diminui a frustração causada por mortes frequentes.
As lutas contra chefes são particularmente intensas e variadas, exigindo uma boa dose de estratégia para serem derrotadas. Enfrentar esses desafios pode levar de 30 a 45 minutos, mesmo para jogadores experientes.
POTENCIAL PERDIDO
The First Berserker: Khazan também se inspira em sistemas de itens, craft e melhorias. Ao longo do jogo, os jogadores encontrarão uma vasta gama de equipamentos e armaduras, que podem ser melhoradas e craftadas, desde que as receitas sejam descobertas durante as fases. Além disso, é possível mudar os atributos de forma aleatória, uma prática comum entre os ARPGs isométricos.
Entretanto, o sistema de side quests do jogo deixa a desejar. As missões secundárias frequentemente exigem que o jogador retorne a áreas já visitadas, resultando em repetitividade. Algumas missões até apresentam reskins de chefes anteriores, o que pode se tornar frustrante e caricato.
VALE A PENA?
No geral, The First Berserker: Khazan possui uma estrutura sólida, com jogabilidade divertida, visuais impressionantes e chefes desafiadores. Contudo, o potencial do jogo é prejudicado por side quests repetitivas. Embora o jogo seja uma boa opção para fãs de action RPG desafiadores, ele poderia ter sido um grande destaque do ano.
Avaliação Final
Nota: 85
Pontos positivos:
- Excelente jogabilidade;
- Chefes desafiadores;
- Fases exploráveis e interessantes.
Pontos negativos:
- Repetição de inimigos;
- Side quests recicladas.
A imagem abaixo oferece uma visão do jogo:
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