Presidente da Sony analisa o fracasso de Concord
Reflexões de Hiroki Totoki sobre Concord
Hiroki Totoki, presidente da Sony, comentou recentemente sobre o jogo Concord, um título multiplayer lançado pela PlayStation que não conseguiu atrair a atenção dos jogadores.
Aprendizados com o Fracasso
Durante a análise do desempenho de Concord, Totoki mencionou que a PlayStation está ainda entendendo melhor o mercado de jogos live service. O presidente da Sony reconheceu que diversas lições foram aprendidas com este revés.
Ele afirmou que a empresa está em fase de aprendizado, dizendo através de um intérprete:
“Atualmente, ainda estamos em processo de aprendizagem. E basicamente, no que diz respeito a novas IP, claro, não se sabe o resultado até realmente o experimentares.”
Importância dos Testes Antecipados
Totoki ressaltou a necessidade de conduzir testes de usuário e avaliações internas mais cedo no processo de desenvolvimento. Segundo ele:
“Provavelmente precisaremos de muitas portas, incluindo testes de utilizadores ou avaliação interna, e o timing para tais portas. E depois precisamos de as apresentar, e deveríamos ter feito estas portas muito antes do que fizemos.”
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Comparação com Helldivers 2
Essas observações foram feitas durante a divulgação dos resultados financeiros mais recentes da Sony. O vice-presidente de finanças, Sadahiko Hayakawa, também fez uma comparação entre o desempenho de Helldivers 2, que foi um grande sucesso, e o fechamento de Concord.
Hayakawa disse:
“Lançámos dois jogos live service este ano. Helldivers 2 foi um grande sucesso, enquanto Concord acabou por ser encerrado. Ganhámos muita experiência e aprendemos muito com ambos.”
Compartilhamento das Experiências
O vice-presidente enfatizou a intenção de compartilhar as lições aprendidas tanto com os sucessos quanto com os fracassos com todos os estúdios da Sony, visando facilitar futuros desenvolvimentos e decisões.
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