Oblivion Remastered: Uma Nova Era para um Clássico
O lançamento de Oblivion Remastered não foi exatamente uma surpresa para os fãs, dado que era um dos segredos mais mal guardados nas últimas semanas. Contudo, o que realmente chamou atenção foi a magnitude da reformulação visual que o jogo recebeu. Todd Howard, o diretor criativo, afirmou que a essência do jogo original de 2006 foi mantida, enquanto a produtora Virtuos utilizou a Unreal Engine 5 para revitalizar a camada visual do título.
A remasterização traz mudanças necessárias e significativas, como:
- Iluminação aprimorada em Cyrodiil, utilizando a tecnologia Lumen para proporcionar iluminação global e reflexos com ray tracing.
- Modelos de personagens, efeitos e materiais foram todos recriados do zero.
- Um novo sistema de locomoção foi implementado, melhorando as animações que eram consideradas rígidas no original.
- Melhorias na qualidade de vida, como uma interface modernizada e um novo sistema de níveis.
Desempenho nas Consoles
Embora já tenhamos examinado a versão para PC, a cobertura atual foca nas versões do jogo para Xbox Series X e S, com a PS5 e sua versão Pro a caminho. Essa atenção se dá porque um novo patch, lançado na última sexta-feira, trouxe melhorias notáveis para a versão Xbox, enquanto o patch equivalente para PlayStation ainda não estava disponível até a redação deste artigo.
XBOX Series X
Na Xbox Series X, o jogo apresenta uma performance notável, com a implementação de um modo baseado em software do Lumen. O desempenho se destaca de várias maneiras:
- A qualidade dos modelos e materiais é impressionante.
- Ambos os modos gráficos cumprem suas promessas, com a qualidade de iluminação global sendo uma das maiores diferenças.
- No modo de qualidade, a precisão dos reflexos de luz e sombras foi elevada.
No entanto, o custo de rodar a 60 fps resulta em uma queda na qualidade da imagem, e a performance tem seus desafios. O jogo atinge os 60 fps em locais fechados como masmorras, mas apresenta stutters em áreas abertas, o que pode ser frustrante. Ao galopar a cavalo, por exemplo, os stutters são um problema frequente.
XBOX Series S
Para os jogadores da Series S, a experiência é limitada a um modo de 30 fps, sem opção de desempenho. Embora a taxa de quadros se mantenha estável na maioria das situações, as quedas e os problemas visuais são notáveis, incluindo:
- Resolução reduzida para 900p, com picos mais baixos.
- Queda significativa na qualidade de texturas e detalhes ambientais.
Infelizmente, isso afeta a remasterização de forma considerável e retira parte do brilho do projeto.
PS5 e Desempenho Geral
Apesar de a PS5 apresentar um desempenho semelhante ao da Series X na versão mais antiga, a taxa de quadros na versão básica oscila entre 35-50 fps em áreas abertas, evidenciando a necessidade de melhorias. Além disso, ambos os consoles (Xbox e PlayStation) enfrentam problemas semelhantes de travamentos e oscilações de taxa de quadros em cenários mais exigentes.
Dependendo do patch que será disponibilizado para o console da Sony, há expectativa de que o desempenho do jogo melhore.
Considerações Finais
Embora o trabalho da Virtuos em Oblivion Remastered seja digno de elogios, com uma utilização impressionante da tecnologia da Unreal Engine 5, ainda há muitos problemas a serem resolvidos. Os jogadores da Xbox Series S enfrentam limitações severas, enquanto os da Series X precisam lidar com a escolha entre um modo de 30 fps com travamentos ou um de 60 fps com quedas na performance em mundo aberto.
Esses problemas precisam ser tratados urgentemente, já que podem afastar os jogadores da experiência geral do jogo, que, de outra forma, seria uma remasterização impressionante. Para quem joga nos consoles, a esperança é que a situação melhore com as próximas atualizações.
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