Desenvolvimento de Console Portátil Cancelado
A Microsoft pode ter decidido interromper definitivamente o desenvolvimento de um console portátil próprio, conforme relato de Tom Warren. Ao invés disso, a empresa focaria na consolidação do Xbox como uma plataforma de software voltada para dispositivos portáteis de fabricantes terceiros, como o novo ROG Xbox Ally da Asus, que foi apresentado recentemente durante o Xbox Showcase.
A estratégia interna parece ter como objetivo fortalecer o ecossistema Xbox por meio de parcerias com fabricantes de PCs. A proposta é transformar esses dispositivos em “consoles Xbox” de nova geração, sem a necessidade de um hardware exclusivo da Microsoft.
Essa mudança reflete uma evolução na visão da empresa desde os tempos do Xbox One. Atualmente, o foco está em proporcionar aos jogadores a possibilidade de acessarem seus jogos em quaisquer plataformas, com destaque para serviços como Xbox Cloud e a iniciativa “Play Anywhere”.
Warren menciona que, segundo fontes internas, o projeto foi basicamente cancelado. A empresa está concentrada na nova plataforma de software do Xbox. Existe a possibilidade de que a Microsoft ainda apresente hardware de próxima geração, mas a expectativa é de que diversos dispositivos de fabricantes de PC, como a Asus, sejam considerados como consoles Xbox de próxima geração.
Otimizações no Windows para Games
A Microsoft também estaria explorando soluções de emulação para garantir que jogos de gerações anteriores do Xbox sejam compatíveis com o Windows. Uma equipe interna estaria responsável pela preservação desses jogos, embora essa tarefa esteja apenas no início.
Além disso, melhorias no Windows 11 voltadas para o público gamer devem beneficiar tanto os usuários de PC quanto os dispositivos portáteis que rodem o software, especialmente em um cenário de crescente concorrência entre os “PCs de mão”, como o Steam Deck.
Vale lembrar que todas essas informações ainda não foram confirmadas oficialmente pela Microsoft, portanto, é importante tratá-las com cautela, pois representam apenas rumores até o momento.
ROG Xbox Ally: O Novo Console Portátil
No último domingo, durante o Xbox Games Showcase, a Microsoft apresentou o ROG Xbox Ally, um novo console portátil desenvolvido em colaboração com a Asus. O dispositivo utiliza o Windows 11 e foi projetado para rodar jogos de várias plataformas de PC, incluindo Xbox Game Pass e Battle.net.
O ROG Xbox Ally atende a diferentes perfis de usuários, sendo disponibilizado em duas versões: uma mais econômica e outra, a Ally X, equipada com componentes de alta performance. Ambas se integram ao ecossistema Xbox, permitindo jogatinas de forma nativa, via nuvem ou remotamente através de um console Xbox.
O portátil representa uma continuidade da estratégia da Microsoft em ampliar o acesso aos jogos em múltiplos dispositivos. Segundo a empresa, ele é resultado de anos de esforços com iniciativas como Xbox Cloud Gaming e Xbox Play Anywhere.
O ROG Xbox Ally também suporta aplicativos como Discord e Twitch, além de permitir a instalação de mods e jogos exclusivos para PC. O objetivo é proporcionar uma experiência portátil que combine flexibilidade e potência de um computador.
Interação com os Leitores
O que você acha do ROG Xbox Ally? Acredita que ele pode competir de igual para igual com o Steam Deck? Deixe sua opinião nos comentários!
Para saber mais sobre o desenvolvimento de consoles portáteis, confira nossos artigos sobre como a priorização da Sony para o futuro dos consoles, bem como o impacto possível do PlayStation portáteis que podem ganhar novos recursos com Inteligência Artificial.