Polêmica Envolvendo a Bungie e Acusações de Plágio
Com o lançamento de Marathon programado para o dia 23 de setembro para PS5, Xbox Series e PC, a Bungie, conhecida pelo sucesso de Destiny, se vê no centro de uma nova controvérsia. A artista independente Antireal acusou a empresa de plágio, alegando que designs criados por ela em 2017 foram utilizados sem autorização no novo jogo.
Acusações de Plágio
Em uma publicação na plataforma X (antigo Twitter), Antireal destacou que o alfa de Marathon contém diversos “designs de pôsteres” que ela criou. A artista mencionou que, embora a Bungie não fosse obrigada a contratá-la, apropriar-se de suas ideias sem reconhecimento ou compensação é algo inaceitável. Ela escreveu:
“É claro que a Bungie não é obrigada a me contratar quando se faz um jogo que se baseia predominantemente na mesma linguagem de design que venho aprimorando na última década, mas claramente meu trabalho foi bom o suficiente para saquear ideias e espalhar por todo o jogo sem pagamento ou atribuição.”
Dificuldades da Artista Independente
Antireal também mencionou em seu post que não possui “recursos e nem energia” para buscar uma solução legal para a situação. Ela expressou seu desânimo, afirmando que em 10 anos de carreira, nunca teve uma renda estável proveniente de seu trabalho:
“Estou cansada de designers de grandes empresas fazendo moodboard e parasitando meus designs enquanto luto para sobreviver.”
Resposta da Bungie
Pouco tempo após as acusações de Antireal, a Bungie reconheceu que o trabalho da artista foi utilizado no desenvolvimento de Marathon. O estúdio se defendeu, afirmando que os problemas relacionados ao uso da arte da artista eram desconhecidos pela equipe e destacaram que estão investigando a questão:
“Essa questão não era de conhecimento da nossa equipe de arte, e ainda estamos analisando como ocorreu esse descuido. Levamos esse tipo de assunto muito a sério.”
Segundo a Bungie, foram feitos esforços para entrar em contato com Antireal a fim de discutir o ocorrido e garantir que medidas sejam tomadas em relação à situação. Além disso, a empresa se comprometeu a revisar rigorosamente seus processos para que eventos semelhantes não aconteçam no futuro.
Desculpas do Diretor de Arte
Joseph Cross, diretor de arte de Marathon, assegurou que a Bungie está tomando a situação com a seriedade que merece. Ele ressaltou que entrarão em um processo de revisão para remover qualquer arte que tenha sido obtida de forma inadequada:
“Fomos informados de que um artista que trabalhou em Marathon nos estágios iniciais da pré-produção pegou uma série de elementos gráficos de um designer gráfico sem permissão ou reconhecimento.”
Cross ainda expressou respeito e admiração pelo trabalho de artistas independentes, pedindo desculpas a Antireal e reconhecendo seu talento.
Opinião do Leitor
Esse caso levanta questões importantes sobre a valorização do trabalho artístico em indústrias criativas. Já pensou em ter seu trabalho utilizado sem sua permissão e sem compensação? Compartilhe sua opinião sobre o ocorrido nos comentários!

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