Planos Iniciais para GTA Online
Documentos internos que foram divulgados recentemente indicam que a Rockstar tinha a intenção de lançar o modo GTA Online já em 2001. Esses arquivos revelam informações interessantes sobre conteúdos que foram cortados dos jogos Grand Theft Auto: San Andreas, Vice City Stories e GTA Advance, incluindo um precursor do modo online que se tornou popular em GTA V.
Inicialmente, o GTA Online seria um complemento para Grand Theft Auto III. De acordo com os documentos, o projeto deveria ser desenvolvido pelo estúdio Barking Dog Studios e incluía diversas funcionalidades que mais tarde foram incorporadas ao modo multiplayer dos jogos da Rockstar.
- Personalização de personagens
- Facções
- Sistema de habilidades avançado
- Presença de policiais e capangas
- Compra de propriedades
O informante Ben (@videotechuk_ no X) ainda afirmou que o logo do modo teria semelhanças com o logo atual.
Desenvolvimento e Paralisação
As reuniões para o desenvolvimento do GTA Online ocorreram por um tempo, mas o projeto não avançou significativamente. Como resultado, o jogo nunca foi lançado. O estúdio Barking Dog Studios posteriormente se tornou a Rockstar Vancouver, que foi responsável pelo lançamento de Bully em 2008.
Documentação Vazou na Internet
A documentação sobre o GTA Online já circula na internet há algum tempo, segundo o ex-desenvolvedor da Rockstar, Obbe Vermeij (@ObbeVermeij no X). Em uma resposta ao informante, ele confirmou a validade do material e também compartilhou um vídeo do canal “GTA Series Videos”, que analisa parte do conteúdo preliminar.
Vermeij mencionou: “Houve duas partes do GTA3 Online que foram discutidas. Eu trabalhei em uma implementação básica de um modo de deathmatch por cerca de quatro semanas. Os jogadores poderiam ganhar pontos ao eliminar seus oponentes e também ter a capacidade de roubar carros.” No entanto, ele ressaltou que o projeto necessitava de muito mais desenvolvimento, levando ao seu abandono.
Reuniões e Explorações de Design
Sobre a segunda parte do projeto, Vermeij recorda que o estúdio Barking Dog foi chamado para explorar como poderia ser o design do GTA3 Online. Ele relata: “Três representantes nos visitaram em Edimburgo, e eu participei de algumas reuniões com eles. Apesar de provavelmente terem produzido algum documento, não me recordo de tê-lo visto na época. Nada disso foi aprovado ou realmente trabalhado.”
Futuro da Franquia GTA
Após o lançamento de GTA III, a Rockstar se concentrou em desenvolver ainda mais títulos, com GTA: Vice City e GTA: San Andreas sendo os sucessores diretos. Contudo, foi somente no lançamento de GTA IV que a franquia ganhou um modo online oficial nos títulos principais.