O Encerramento da Arkane Austin
O fechamento da Arkane Austin, anunciado pela Microsoft no início de 2024, gerou grande repercussão, especialmente entre os colaboradores do estúdio. O insucesso de Redfall foi o fator decisivo que levou a Microsoft a encerrar as atividades desse time.
Frustração com a Decisão
Raphael Colantonio, fundador e ex-líder da Arkane Austin, expressou sua insatisfação, que ainda é compartilhada por muitos ex-membros da equipe. Em uma entrevista ao site PC Gamer, Colantonio destacou:
- A era especial da Arkane Austin: “Era um grupo muito especial, que havia realizado trabalhos notáveis e tinha potencial para fazer isso novamente.”
- Decisão questionável: “Essa decisão parece mais uma questão de cortes, possivelmente para agradar investidores ou atender às demandas do mercado.”
Incompreensão e Crítica
Colantonio não compreende os motivos que levaram a Microsoft a encerrar as atividades do estúdio, especialmente após a saída do ex-chefe. Ele comentou:
- Dificuldade de entendimento: “É desafiador entender as diretrizes que eles seguem.”
- Decisão pior: “A decisão de fechar a Arkane Austin não foi uma boa escolha.”
Ele acredita que reunir um time com o nível de criatividade da Arkane Austin é algo bastante complexo e demorado, destacando a dificuldade de se formar uma nova equipe com esse potencial.
O Futuro da Arkane
Enquanto isso, o estúdio Arkane Lyon, que permanece ativo, está desenvolvendo um novo projeto baseado no universo vampiresco de Blade, da Marvel. Colantonio, após sua saída da Arkane, trabalhou em Weird West e atualmente lidera o projeto do game WolfEye, um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de RPG.