Custos de Desenvolvimento Insustentáveis
Shawn Layden, ex-líder da PlayStation, argumenta que os custos de desenvolvimento de jogos estão em níveis insustentáveis. Ele acredita que as produtoras deveriam considerar a criação de jogos menores, especialmente em um cenário onde o número de compradores não cresce de forma acelerada.
Crescimento Exponencial dos Custos
Layden destaca que, a cada geração, o custo para desenvolver um jogo duplicou. O que antes custava $1 milhão na era do PlayStation 1, passou para $2 milhões na PS2, seguido por $4 milhões e, mais tarde, $16 milhões. Esse aumento se torna exponencial e preocupante.
Em uma de suas declarações, ele mencionou que, durante a geração do PS4, o desenvolvimento de jogos de alto nível chegava a custar $150 milhões, sem incluir os gastos com marketing. Segundo Layden, jogos para a PS5 poderão alcançar os $300 milhões a $400 milhões, um cenário insustentável para a indústria.
A Comparação com Catedrais
Uma analogia notável feita por Layden foi a comparação dos jogos AAA com a construção de catedrais. Ele perguntou se vale a pena continuar investindo grandes quantias de tempo e recursos em “enormes edifícios” ou se, em vez disso, deveríamos focar em algo mais simples, como “quatro paredes e um telhado” que representariam um jogo mais acessível.
O Novo Perfil dos Jogadores
Com o passar do tempo, Layden observou que o desenvolvimento de jogos AAA se tornou como a construção de catedrais: algo exorbitante que se tornou difícil de sustentar. Ele sugere que uma das alternativas seria reduzir o tempo total de jogabilidade. A média de idade dos jogadores tem aumentado, e passar muitas horas em um único jogo já não é tão atraente para todos.
A Mudança na Percepção do Tempo de Jogo
Por um longo período, a indústria valorizou a métrica de “100 horas de jogabilidade”, promovendo isso como um grande atrativo. No entanto, Layden comenta que essa métrica faz sentido principalmente para jogadores mais jovens, entre 18 a 23 anos, que têm tempo de sobra, mas muitas vezes lutam financeiramente.
À medida que os jogadores envelhecem, especialmente quando atingem ou ultrapassam os 30 anos, a situação se inverte: eles podem ter mais dinheiro, mas não possuem tempo disponível. Assim, Layden questiona a lógica por trás do investimento em jogos grandes e complexos, sabendo que muitos jogadores desistem antes mesmo de chegar à metade da experiência.