Atualizações e PatchesEx-funcionário da BioWare revela desentendimentos entre equipes de Dragon...

Ex-funcionário da BioWare revela desentendimentos entre equipes de Dragon Age e Mass Effect

- Advertisment -

Conflitos entre as Equipes da BioWare

Durante muitos anos, a BioWare manteve duas de suas principais franquias, Dragon Age e Mass Effect, em trajetórias paralelas, quase como se fossem estúdios independentes dentro da mesma empresa. David Gaider, ex-escritor principal de Dragon Age, revela que essas equipes tinham culturas distintas e pouca interação entre si.

Desafios na Colaboração

Em uma reflexão compartilhada nas redes sociais, Gaider falou sobre a ausência de uma compreensão mútua entre as equipes, um desafio que a direção da empresa tentou solucionar ao longo do tempo, mas sem sucesso. As iniciativas para integrar os grupos incluíam a rotação de colaboradores entre projetos, mas nem sempre isso criava a sinergia esperada.

Gaider sentiu esse abismo quando foi convidado a se juntar à equipe de Anthem, após trabalhar na trilogia original de Mass Effect. O objetivo era aplicar sua experiência em narrativa para desenvolver uma história de fantasia científica, uma vez que o jogo inicialmente foi idealizado como uma experiência de ficção científica mais rígida.

A Resistência à Mudança

Ao ingressar na nova equipe, Gaider enfrentou resistência. Muitas de suas sugestões foram rejeitadas, considerando-as excessivamente parecidas com o estilo de Dragon Age. Além disso, notou-se uma resistência clara a elementos comumente associados aos RPGs, gênero no qual a BioWare havia conquistado sua reputação.

Mesmo seguindo as diretrizes propostas, Gaider percebeu que a equipe não estava receptiva à sua presença, e a narrativa que lhe pediam para criar não combinava com a abordagem do projeto. Essa experiência acabou contribuindo para sua saída da BioWare em 2016, após 17 anos de dedicação à empresa.

LEIA TAMBÉM:  Criador de Shadow of the Colossus revela novo jogo no TGA 2024; confira o trailer!

Desvalorização dos Roteiristas

A saída de Gaider também foi influenciada por um período onde os argumentistas não eram devidamente valorizados no estúdio. O foco deixou de ser a criação de boas histórias e passou a responder a pressões comerciais e produtivas, algo que, na visão de Gaider, comprometia a criatividade.

Novos Rumos após a BioWare

Após sua saída da BioWare, Gaider fundou a Summerfall Studios, onde liderou a criação de Stray Gods: The Roleplaying Musical, que foi lançado em 2023. O próximo projeto da sua equipe será Malys, um jogo que misturará fantasia com mecânicas de construção de baralhos.

O Futuro das Franquias da BioWare

Com a recente redução da equipe da BioWare, muitos se perguntam como isso afetará o futuro das franquias da empresa, incluindo Dragon Age e Mass Effect. Além disso, a colaboração de roteiristas de Dragon Age em novos projetos como Ghost of Yotei levanta questões sobre a continuidade das narrativas ricas que caracterizaram os jogos anteriores.

As mudanças no cenário da BioWare, assim como a satisfação expressa por um executivo da EA em relação ao novo Dragon Age, indicam uma possível nova fase para a empresa e suas franquias.

Reflexões Finais

As experiências de Gaider e as mudanças no estúdio levantam questões importantes sobre a criatividade e a narrativa em jogos. O que você acha sobre as direções que a BioWare tem tomado? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas..

Modo Escuro Chega para Melhorar a Experiência de Leitura na Plataforma

Introdução ao Modo Escuro O modo escuro é uma funcionalidade muito solicitada pelos usuários há algum tempo. É com grande...

Lançamentos de Jogos Imperdíveis desta Semana (28 de Abril a 4 de Maio)

A Última Semana de Abril e a Mudança para Maio A última semana de abril começa a nos levar para...

Oblivion Remastered atinge a marca de mais de 4 milhões de jogadores

O Lançamento de Criação Obscura e Oblivion Remastered Recentemente, tivemos uma das melhores semanas para os videogames com o lançamento...

Possível Revelação Antecipada de um dos Jogos da PS Plus de Maio

A PS Plus em Abril A versão Essential da PS Plus trouxe uma seleção empolgante de títulos para os jogadores...
- Advertisement -

Clair Obscur Expedition 33 se torna o grande sucesso do ano com mais de 1 milhão de vendas

Clair Obscur Expedition 33 Atinge 1 Milhão de Cópias Vendidas A sensação do momento no mundo dos jogos, Clair Obscur...

EA FC 25 lança passe premium com itens pagos: saiba preços e funcionamento

Introdução do Passe Premium no EA Sports FC 25 Embora o EA Sports FC 25 já possua elementos de monetização...

Recomendados

Melhores Jogos para 2025

Melhores MMORPGs para 2025 1. AdventureQuest 3D (PC e celulares) Dando...

Códigos do Codiguin Free Fire 2025: Confira a lista para resgatar em janeiro!

O Sucesso do Free Fire Nos últimos anos, o Free...
- Advertisement -

Talvez você se interesseRELACIONADOS
Especiais pra você