Desafios do Mercado de Games
O mercado de games enfrenta anualmente uma enxurrada de lançamentos AAA com orçamentos exorbitantes. Segundo Shawn Layden, ex-CEO da PlayStation, essa situação pode estar chegando a um ponto insustentável. Ele acredita que a solução para esse problema envolve a redução dos custos de produção e a oferta de experiências de jogo mais diretas.
A Era de Ouro do PS4
Layden, que atualmente está na Tencent, foi presidente da SIE entre 2016 e 2019, período considerado como a era de ouro do PS4. Em uma entrevista recente ao Eurogamer, ele foi questionado sobre a viabilidade de continuar vendendo jogos para um público que não está crescendo rapidamente.
Custos de Desenvolvimento em Ascensão
O ex-CEO reconhece que a indústria de jogos está cada vez mais focada em “extrair mais dinheiro das mesmas pessoas”. Layden ressaltou que, enquanto essa abordagem permanecer, os custos de desenvolvimento continuarão a subir.
“A cada geração, o custo para desenvolver um jogo dobra”, explica. “O que custava US$ 1 milhão no PS1 passou a custar US$ 2 milhões, depois US$ 4 milhões, e assim por diante, de forma exponencial.”
Ele mencionou que, durante o período do PS4, os desenvolvimentos de jogos atingiam em média US$ 150 milhões, sem contar os custos de marketing. Com essa lógica, jogos para o PS5 podem eventualmente chegar a gastos entre US$ 300 milhões e US$ 400 milhões, o que é considerado totalmente insustentável.
Duração dos Jogos: Um Problema de Sustentabilidade
Ao ser questionado sobre como reverter essa tendência, Layden apontou que “os jogos estão muito longos”. Ele sugere que, embora a duração tenha sido um dos principais atrativos de vendas, com o envelhecimento do público médio, longas aventuras têm se mostrado menos atraentes.
“Por muito tempo, falávamos sobre ‘100 horas de gameplay’ como se fosse o mais importante”, disse. “Essa era uma métrica relevante quando o jogador médio tinha entre 18 e 23 anos, mas à medida que a idade média chega aos 30 anos, a realidade muda.”
Ele acrescenta que, embora os jogadores possam não ter dinheiro em abundância, eles frequentemente se veem com muito menos tempo disponível, o que evidencia uma desconexão entre a produção de jogos e as necessidades atuais do mercado.