Despedimentos na IllFonic
A IllFonic, um estúdio independente conhecido por criar jogos como Predator: Hunting Grounds e Ghostbusters: Spirits Unleashed, anunciou a demissão de vários membros da sua equipe. Embora o número exato de trabalhadores afetados não tenha sido divulgado, a decisão foi explicada como parte de um realinhamento estratégico em resposta ao atual cenário da indústria de videogames. Charles Brungardt, CEO da empresa, fez essa declaração.
Contexto do Setor de Videogames
Essa notícia surge em um momento crítico para o setor, que tem enfrentado demissões frequentes e generalizadas. Neste ano, estima-se que cerca de 14.000 profissionais perderam seus empregos em estúdios de videogames. Essa situação reflete um ambiente econômico instável e desafiador, especialmente para produtoras independentes e grandes empresas.
Outras Empresas Atingidas
A IllFonic não está sozinha nessa realidade; diversas empresas também têm tomado decisões semelhantes. Entre elas, a Ubisoft, que recentemente fechou seus estúdios em São Francisco e Osaka, além de reduzir suas operações em Sydney.
Dificuldades no Setor Global
O cenário global indica que a indústria de videogames enfrenta sérias dificuldades após um período de crescimento acelerado durante a pandemia. A pressão por lucratividade e a necessidade de adaptar-se às mudanças no mercado têm levado a um aumento das reestruturações, impactando empresas de diversos tamanhos.
Reflexão da IllFonic
Em um comunicado, Brungardt expressou seu pesar pela situação: “Hoje tivemos que aceitar a dura realidade de que o estado da indústria nos afetou aqui na IllFonic. É com profundo pesar que os cortes nas nossas equipes tiveram que ser feitos, à medida que nos realinhamos com uma estratégia refinada.”
Ele também ressaltou que há muito talento entre os colaboradores afetados e pediu que empregadores que estejam contratando entrem em contato para que essas pessoas possam ser conectadas a oportunidades de trabalho disponíveis.