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EA transforma Dragon Age: The Veilguard em jogo online

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Dragon Age: The Veilguard

Dragon Age: The Veilguard foi lançado no final de 2024 e representou um dos esforços mais recentes da Bioware, uma desenvolvedora que já foi referência na indústria de jogos. A expectativa era de uma recuperação significativa após falhas anteriores com títulos como Mass Effect Andromeda e Anthem.

Desempenho e Consequências

Infelizmente, The Veilguard não atingiu o sucesso esperado, alcançando apenas metade da meta de 3 milhões de jogadores estipulada pela Electronic Arts. Esse desempenho insatisfatório resultou em demissões na Bioware e transferências de funcionários para outras equipes dentro da EA.

A Mudança de Direção

Em uma investigação conduzida por Jason Schreier, do Bloomberg, foram ouvidas mais de 10 pessoas que trabalharam no desenvolvimento de Dragon Age: The Veilguard. Os relatos apontam que uma das principais dificuldades enfrentadas foi a mudança do foco inicial de um jogo singleplayer para um título multiplayer, e o subsequente retorno ao formato singleplayer, o que prejudicou gravemente o desenvolvimento e aumentou os custos do projeto.

Em 2017, as equipes foram instruídas a criar Dragon Age como um jogo de serviço online, uma decisão da EA que gerou resistência na Bioware e acabou fazendo com que o projeto fosse reiniciado. Após o fracasso de Anthem em 2020 e a saída de importantes criativos, a Bioware decidiu retornar à proposta original de uma experiência singleplayer.

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Desafios no Desenvolvimento

A mudança de direção ocorreu em um curto espaço de tempo, com apenas um ano e meio para adaptar a narrativa de um jogo multiplayer para um formato que proporcionasse uma experiência singleplayer. Segundo os relatos, a transição forçada para multiplayer descarrilhou o projeto, e a equipe nunca conseguiu corrigir o rumo.

Reescritas e Ajustes

Outro fator que complicou a situação foi que Dragon Age: The Veilguard passou por diversas reescritas e ajustes ao longo do tempo. Isso ocorreu devido a preocupações sobre o tom do jogo e o desenvolvimento das personagens, especialmente após as críticas recebidas por jogos como Forspoken. O resultado final, portanto, se tornou um grande ‘remendo’, ajustado às pressas durante vários anos.

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