Dune Awakening utilizará ray tracing com Lumen da Unreal Engine 5
A Funcom na Brasil Game Show 2024
A Funcom teve uma grande participação na Brasil Game Show 2024, apresentando um estande considerável dedicado ao seu próximo jogo, Dune Awakening. Este título será um jogo de sobrevivência com elementos de MMO, e tivemos a oportunidade de conversar com Bruno Nunes, o diretor de arte do projeto.
Decisões Artísticas e Tecnologia
Durante nossa conversa, Nunes falou sobre algumas das escolhas artísticas feitas pela Funcom. Ele comentou sobre como a equipe está se conectando com o universo cinematográfico da Legendary, conhecido pelos filmes dirigidos por Denis Villeneuve. Com isso, o foco da equipe é oferecer uma experiência visual que se aproxime das adaptações cinematográficas.
Para garantir essa qualidade gráfica, a Funcom optou pela Unreal Engine 5 como motor gráfico. A decisão foi influenciada pela necessidade de entregar gráficos que atendam aos padrões da atual geração e pela busca de compatibilidade com diversos sistemas. Nunes destacou a importância de superar os limites da engine e de explorar o uso de tecnologias inovadoras.
Recursos Avançados de Ray Tracing
Uma das principais inovações que Dune Awakening trará é o uso de ray tracing. Segundo Bruno Nunes, será utilizado um dos recursos mais notáveis da Unreal Engine 5: Nanite, que permite criar geometria com alta fidelidade, e Lumen, a solução de ray tracing que oferece um nível elevado de precisão nos gráficos.
Nunes ainda não pôde confirmar qual versão do Lumen será empregada no jogo: a versão de software, que é mais leve mas menos precisa, ou a de hardware, que proporciona maior precisão. Há a esperança, no entanto, de que ambas as versões estejam disponíveis para os jogadores de PC.
Atualmente, a Funcom está focando na otimização do jogo e na implementação eficaz do ray tracing. O objetivo é que todas as tecnologias usadas na versão para PC também se façam presentes nas versões de console, sem comprometer a qualidade. Nos testes realizados, o jogo já parece estar bem otimizado para PC.
Fidelidade aos Filmes e Criatividade Original
Outro ponto interessante abordado por Bruno Nunes foi a colaboração da Funcom com a Legendary. O jogo Dune Awakening vai incorporar elementos visuais dos filmes, mantendo uma fidelidade ao material cinematográfico. A equipe teve a oportunidade de visitar os sets de filmagem e conhecer Arrakis, o planeta central da saga, além de acessar materiais da Legendary.
A parte visual de Dune Awakening se destaca ao misturar elementos conhecidos, como os trajestiladores e os ornitópteros, que foram adaptados diretamente dos filmes. No entanto, o jogo não se limita a reproduzir esses elementos; muitos aspectos foram desenvolvidos do zero, inspirando-se na identidade estética dos filmes.
Por fim, Nunes mencionou que existem segredos que não podem ser revelados no momento, mas prometeu que o futuro guarda surpresas emocionantes.
Datas de Lançamento
Dune Awakening é esperado para ser lançado no PC no início de 2025, com as versões para consoles a serem disponibilizadas posteriormente, embora ainda não exista uma data definida.
Publicar comentário