Problemas com a PS5 e o Suporte a VRR
Recentemente, surgiram relatos constantes sobre um problema na PlayStation 5: o suporte à taxa de atualização variável (VRR) está apresentando dificuldades, levando a um stutter perceptível a cada oito segundos. Investigando mais a fundo, confirmamos que esse problema afeta tanto a PS5 quanto a PS5 Pro, além de qualquer monitor ou tela compatível com VRR.
Como Funciona o VRR
Para entender a questão, é crucial compreender como funciona o VRR. Tradicionalmente, os consoles operavam com uma taxa de quadros fixa de 30 ou 60 fps, enviando essa quantidade uniforme de imagens para a tela. No entanto, com a introdução do VRR, a consola pode decidir quando atualizar a tela, o que resulta em uma experiência de jogo mais fluida, mesmo variando entre 50 a 60 fps ou 100 a 120 fps. Essa tecnologia ajuda a minimizar o stutter e eliminar o screen tearing, proporcionando um jogo mais agradável.
Identificando o Problema na PlayStation
O problema do stutter é mais evidente em jogos que suportam VRR a 120 Hz e têm taxas de quadro desbloqueadas, como The Last of Us Part 1 e 2 e Diablo 4. Inicialmente, a jogabilidade flui bem, mas após cerca de 20 minutos, um stutter se torna notório a cada oito segundos, comprometendo a experiência que o VRR deveria melhorar.
Resultados dos Testes de Taxa de Atualização
Testes realizados em uma variedade de telas compatíveis com VRR revelaram que o stutter também ocorre em diferentes modelos de televisores e monitores. Por exemplo, foi observado que, em jogos como Kingdom Come Deliverance 2, a taxa de atualização momentaneamente salta para 120 Hz no momento do stutter, indicando que a consola está mudando para uma taxa fixa, levando ao stutter.
Causas do Problema
O problema parece ser exclusivo da Sony, uma vez que o suporte ao VRR da Xbox funciona adequadamente nos mesmos jogos. Testes realizados com 19 títulos mostraram que alguns apresentam o stutter, enquanto outros não. Jogos com taxas de quadros mais estáveis têm menos probabilidade de apresentar esses problemas.
Tabela de Jogos Testados
A tabela abaixo apresenta a situação dos jogos testados:
Jogos afetados confirmados | Jogos não afetados confirmados |
---|---|
Diablo 4 | Dragon’s Dogma 2 |
Elden Ring | Immortals of Aveum |
Hogwarts Legacy | God of War Ragnarok |
The Last of Us Part 1 | Gran Turismo 7 |
The Last of Us Part 2 | Marvel’s Spider-Man Remastered |
Kingdom Come Deliverance 2 | Metaphor Refantazio |
Ratchet and Clank: Rift Apart |
* Não afetado segundo nossos testes; outros fatores podem influenciar.
Identificando a Raiz do Problema
É desafiador identificar uma ligação comum entre os jogos que apresentam o stutter e os que não apresentam. Nem todos os títulos da Sony estão isentos do problema, e jogos que utilizam a mesma tecnologia de motor podem se comportar de forma diferente. Embora o suporte ao VRR seja feito pelas desenvolvedoras, a implementação da Sony para jogos existentes sem suporte é limitada, ativando VRR apenas em uma faixa de 48 a 60 Hz.
Possíveis Soluções e Conclusão
Para quem enfrenta o problema, uma solução temporária é desativar o VRR e jogar com uma taxa de atualização fixa. Isso geralmente não causa maiores problemas na maioria dos jogos afetados. Além disso, reiniciar o jogo também pode ajudar a mitigar os efeitos do stutter. Informamos à Sony sobre nossas descobertas e estamos aguardando uma solução.
A questão do VRR na PS5 é um tema complexo e desafiador. Se você também está enfrentando o problema, compartilhe sua experiência nos comentários!
Enquanto isso, explore também a promoção de Páscoa na PS Store e confira os lançamentos como Kingdom Come Deliverance 2, que tem alcançado grande sucesso em vendas, sendo cinco vezes superior ao jogo original.
Além disso, fique atento para mais novidades, como o anuncio de atualizações em Monster Hunter Wilds.