Introdução à Violência em Videojogos
Atualmente, uma parte significativa dos videojogos, especialmente os RPGs AAA, apresenta altos níveis de violência. Essa tendência, segundo Tim Cain, co-criador de Fallout, deve continuar em ascensão.
Análise das Tendências
No vídeo intitulado “Violence As The Default In AAA RPGs“, publicado em seu canal no YouTube, Cain responde a uma pergunta de um espectador sobre a evolução do uso da violência como forma primária de interação nos jogos.
Segundo Cain, “as empresas produzem jogos que as pessoas desejam comprar. Isso quer dizer que os jogos que têm maior venda, independentemente das críticas que recebem, influenciarão as produções futuras. Isso é claro.” Ele ainda acrescentou que RPGs de ação são mais simples de promover.
Observações sobre o Mercado
Cain observa que, ao analisarmos os jogos mais vendidos na plataforma Steam, é fácil perceber uma predominância de títulos voltados para a ação e com temáticas violentas. “As empresas não criam esses jogos apenas por vontade própria; elas os desenvolvem porque fazem sucesso nas vendas,” destaca o co-criador.
A Importância da Participação do Jogador
Em um momento inicial do vídeo, Cain encoraja os espectadores a não duvidarem do poder que têm ao escolher com suas carteiras. Ele menciona que os estúdios estão atentos, e que se um número significativo de jogadores demonstrar interesse em jogos com menos combate, mudanças poderão ocorrer.
Reflexão Final
Você acredita que os videojogos atuais apresentam níveis excessivos de violência?