Censura? Hotline Miami é retirado do mercado na Austrália

A Tradição de Censura no Brasil e na Austrália

O Brasil não é o único país com uma história de censura e proibição na venda de jogos. A Austrália também é conhecida por sua rigidez nesse aspecto, tendo bloqueado o lançamento de Hotline Miami 2, um dos títulos indie mais aclamados da história, no momento de sua estreia.

Embora a situação parecesse ter melhorado quando o jogo foi adicionado ao catálogo da PS Plus Extra, além dos dois primeiros jogos da série terem sido disponibilizados no PS5, a questão da censura voltou a emergir. Vamos entender melhor o que aconteceu.

Hotline Miami 2 na Austrália: Banimento e Pirataria

Recentemente, todos que adquiriram Hotline Miami 2 no PS5 na Austrália tiveram seu dinheiro devolvido, pois o título foi retirado das lojas.

O desenvolvedor Jonatan Söderström havia sugerido, em uma ocasião anterior, que os fãs australianos piratassem seu jogo como uma forma de contornar a censura imposta na época do lançamento original. É razoável supor que essa recomendação ainda se aplique atualmente.

O motivo para o banimento foi uma cena de violência sexual, considerada excessiva pelas autoridades australianas.
Curiosamente, o restante do jogo é visto como “leve” e sem maiores problemas.

Esses eventos ressaltam a complexidade e as controvérsias envolvidas na regulamentação de conteúdo de jogos, tanto no Brasil quanto na Austrália.

Fonte: Eurogamer

Publicar comentário