O Crescimento dos Sistemas de Romance em RPGs
Nos últimos anos, os sistemas de romance têm conquistado um espaço significativo em RPGs e JRPGs. Títulos como Persona 5, Divinity, Baldur’s Gate 3 e Mass Effect têm explorado essa mecânica, permitindo que jogadores desenvolvam relacionamentos com personagens ao longo da história.
A Decisão de Avowed
Contudo, o jogo Avowed optou por não incluir romances. Em entrevista, Carrie Patel, a diretora do jogo, afirmou que implementar essa mecânica “daria um trabalho imenso”. Por isso, a abordagem escolhida foi diferente, focando em narrativas já definidas para os personagens.
Investimento em Personagens Fortes
Ainda que Avowed e Baldur’s Gate 3 pertençam ao mesmo gênero, suas abordagens são bastante distintas. Durante o evento EGX em Londres, Carrie Patel comentou sobre o tema dos romances em relação ao sucesso de Baldur’s Gate 3:
“É muito trabalhoso. Você quer garantir que vai fazer certo [romances]. E parte disso é que você quer garantir que o jogador que optar por não ter romances, mas ainda quer um relacionamento profundo com aqueles companheiros, também tenha uma experiência tão impactante e minuciosa no caminho de alianças ou amizade quanto seria com o caminho de romance. Então sentimos que seria melhor contar a história dos companheiros e a relação do jogador com eles sem a opção de romance.”
Desenvolvimento dos Companheiros
Segundo Patel, os personagens do jogo terão papéis bem definidos, com personalidades únicas e classes específicas. A intenção é destacar igualmente todos os quatro companheiros de Avowed. Além disso, um dos personagens já está em um relacionamento, o que será explorado na trama.
Diferentes Abordagens na Narrativa
Apesar das semelhanças de gênero, Baldur’s Gate 3 e Avowed têm objetivos distintos quando se trata de narrativa. Como enfatizou Carrie Patel:
“Romances funcionam muito bem em alguns jogos. Os jogadores sempre vão responder bem a para personagens muito bons.”
Data de Lançamento
Avowed será lançado para PC e Xbox Series no dia 18 de fevereiro de 2025.


