A AMD e o AFMF 2
A AMD lançou recentemente o AFMF 2, uma nova funcionalidade que está presente em seus drivers. Esse recurso permite a geração de quadros em praticamente qualquer jogo disponível. Vamos entender melhor como utilizá-lo.
Requisitos para Usar o AFMF 2
Para aproveitar o AFMF 2, é preciso atender a alguns requisitos:
- Possuir, no mínimo, uma placa de vídeo da série AMD Radeon RX 6000;
- Os jogos devem ser executados no modo tela cheia.
Os usuários que têm placas da série RX 7000 conseguem utilizar o recurso tanto no modo tela cheia quanto no modo tela cheia sem bordas. É importante ressaltar que alguns processadores da série Ryzen 7000 e aqueles com a arquitetura RDNA2 não são compatíveis com esse recurso.
Como Habilitar o AFMF 2
Ativar o AFMF 2 é um processo bastante simples. Recomenda-se habilitá-lo para cada jogo individualmente, a fim de evitar impactos desnecessários em outros títulos. Siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da AMD e baixe o último driver disponível.
- Abra o jogo que deseja e utilize a combinação de teclas ALT + R para abrir a sobreposição do AMD Adrenalin.
- Ative a opção referente ao AFMF 2 (AMD Fluid Motion Frames 2) e mantenha as outras configurações como padrão.
- No menu de configurações do jogo, desative o V-Sync para começar a aproveitar a geração de quadros.
Para monitorar o desempenho do jogo, observe que aplicativos de monitoramento, como o MSI Afterburner, podem não detectar os FPS gerados pelo AFMF 2. Assim, você pode habilitar a opção de Ativar sobreposição de métricas no driver da AMD, na guia Desempenho.
Após seguir esses passos, você estará apto a utilizar a geração de quadros do AFMF 2 em qualquer jogo, mesmo que ele não tenha suporte nativo para isso.


