Introdução
O remake de Silent Hill 2 é uma excelente candidata a uma atualização no PlayStation 5 Pro. Um mês após seu lançamento em outubro, as quedas de fotogramas ainda comprometem a experiência na PS5. Isso acontece tanto no modo de desempenho a 60 fps quanto no modo de qualidade a 30 fps, o que torna a ideia de um novo hardware para solucionar esse problema bastante atrativa.
Atualizações e Desempenho
Porém, existe um mistério envolvido nas atualizações da PS5 Pro. A produtora Bloober Team não menciona suporte específico para a versão Pro em suas notas de atualização. O que se sabe é apenas uma breve nota na PlayStation Store indicando que o jogo tem uma atualização disponível para a versão Pro. Mesmo assim, ao iniciar o jogo, fica claro que há adaptações para a PS5 Pro, embora discretas.
- Aumento da taxa de fotogramas em ambos os modos (qualidade e desempenho), proporcionando maior estabilidade de 30 e 60 fps.
- Uso do upscaling PSSR na PS5 Pro, substituindo o método anterior de upscaling TSR da versão base.
No entanto, há problemas evidentes de estabilidade de imagem, que não ocorrem na PS5 padrão, e isso indica que a implementação do upscaling PSSR apresenta falhas.
Desafios do Patch 1.05
Após instalar o último patch 1.05, a utilização do PSSR em Silent Hill 2 Remake parece apresentar problemas em ambos os modos, especialmente no de desempenho. Comparado ao método de upscaling da PS5 base (TSR), nota-se:
- Diminuição visível da qualidade da imagem.
- Aumento de ruído visual, cintilação e instabilidade nos movimentos.
Ao explorar as ruas de Silent Hill, a PSSR afeta a estabilidade dos reflexos Lumen e GI do jogo. No modo de desempenho a 60 fps, os reflexos nas poças de água aparecem tremidos, sem anti-aliasing para suavizar a pixelização. As imagens estáticas não capturam a verdadeira experiência, pois ocorrem quebras de imagem durante o movimento.
Qualidade de Imagem e Estabilidade
Embora as falhas de qualidade de imagem do patch Pro sejam menos visíveis em imagens fixas, elas se tornam óbvias em movimento. Dentre os problemas, destaca-se:
- A apresentação do Lumen GI na PS5 Pro, que apresenta artefatos cintilantes em elementos sombreados.
- A resolução nativa no modo de qualidade é de 1080p na PS5 Pro, que é recalibrada para 4K através do PSSR.
Além disso, a oclusão de ambiente e os detalhes nas texturas permanecem inalterados, e a qualidade dos reflexos Lumen ainda não atingiu o padrão visto no PC.
Desempenho da PS5 Pro
Por outro lado, a PS5 Pro melhora a experiência geral com uma taxa de quadros mais estável de 60 fps. O modo de qualidade de 30 fps proporciona uma experiência bastante sólida em comparação com a PS5 base. A resolução fixa em cada modo (900p ou 1080p) oferece mais confiabilidade, o que antes não era garantido pela PS5 padrão, que frequentemente apresentava quedas de desempenho.
Comparação com a PS5 Base
Embora a PS5 Pro tenha benefícios, existem limitações claras. O combate melhorou, mas locais complexos, como a floresta inicial, continuam desafiadores devido ao intenso uso de recursos. Mesmo assim, a PS5 Pro proporciona um ganho de desempenho de 10 a 15% em áreas exigentes.
Para os jogadores que desejam uma taxa de quadros mais estável, o modo de qualidade de 30 fps agora é o mais adequado para a jogabilidade. A otimização da resolução reduz as distrações causadas por movimentos repentinos da câmera.
Conclusão
Embora a PS5 Pro ofereça melhorias de desempenho, a qualidade de imagem apresenta problemas. Uma reviravolta interessante é que remover a atualização da PS5 Pro parece corrigir os problemas de qualidade de imagem. Voltando para o método TSR da PS5, a experiência se torna mais estável, mas a funcionalidade Pro e suas melhorias são sacrificadas. A Bloober Team demonstrou estar ciente do problema e espera-se que uma futura atualização resolva essas questões.


