Demissões na Microsoft
A Microsoft confirmou que irá promover uma nova rodada de demissões, afetando até 4% da sua força de trabalho global. Isso representa cerca de 9.100 funcionários. Os cortes vão impactar todos os departamentos da empresa, incluindo a divisão de jogos, e começaram a ser comunicados na última quarta-feira (26).
De acordo com informações do The Seattle Times, essa decisão faz parte de uma reestruturação interna que visa preparar a empresa para um mercado mais dinâmico. Um porta-voz da Microsoft comentou que essas mudanças são necessárias para melhorar o posicionamento das equipes e garantir uma maior eficiência operacional.
Impacto nos Estúdios da Xbox
Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, em um comunicado interno, informou que os cortes incluem o encerramento ou a diminuição das atividades em algumas áreas, além da eliminação de certos níveis de gestão para aumentar a agilidade da equipe. “Essas ações são necessárias para que a equipe de Jogos tenha um sucesso duradouro e para que possamos concentrar nossas forças em áreas de crescimento estratégico”, afirmou Spencer.
Confira abaixo algumas das áreas da Xbox que foram afetadas pelas demissões, segundo a Bloomberg e outros veículos:
- King: O estúdio por trás de Candy Crush demitiu 10% de seus funcionários, o que equivale a cerca de 200 pessoas.
- ZeniMax: O estúdio responsável pela Bethesda também sofreu demissões na Europa e nos Estados Unidos e já iniciou notificações aos colaboradores.
- Rare: A equipe da Rare também foi afetada, tendo cancelado o jogo Everwild, mas não foi divulgado o número exato de demissões.
- Turn 10: Responsável por Forza Motorsport, este estúdio também passou por cortes, embora os detalhes ainda sejam desconhecidos.
Nos Estados Unidos, os avisos de desligamento devem ser entregues ainda nesta quarta-feira. Até o presente momento, a Microsoft não revelou quais áreas específicas ou projetos serão diretamente afetados pela reestruturação.
Quarta Onda de Demissões na Microsoft
Essa nova onda de demissões representa a quarta vez que a Microsoft realiza cortes em um período relativamente curto. A primeira delas ocorreu em janeiro de 2023, quando a empresa anunciou a demissão de aproximadamente 10.000 funcionários, afetando cerca de 4,5% da sua força de trabalho, incluindo colaboradores da Bethesda e da 343 Industries, desenvolvedora de Halo.
Após isso, em janeiro de 2024, foi confirmada a demissão de 1.900 funcionários das divisões Activision Blizzard, Bethesda e Xbox. Em setembro do mesmo ano, mais 650 empregados foram desligados da divisão de jogos da Microsoft. Essa sequência de demissões mostra como a situação na indústria está se tornando preocupante.
Recentemente, no início de 2025, relatos informaram que a Microsoft também havia realizado um número não especificado de demissões em várias divisões, afetando trabalhadores de segurança, vendas e jogos.
Considerações Finais
É um momento delicado para a Microsoft e a divisão Xbox. O que você acha das recentes demissões? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!


