Introdução aos Souls-Likes
Na indústria de jogos, é comum que determinados gêneros, após alcançarem popularidade, sejam repetidos em diferentes títulos. Recentemente, o gênero que parece estar em ascensão são os souls-likes, impulsionados pelo enorme sucesso dos jogos da From Software. Jogos como Overwatch e Fortnite abriram caminho para suas respectivas categorias, e agora é a vez de jogos inspirados em souls.
Embora alguns títulos que seguem essa fórmula apresentem inovações e bons resultados, como é o caso de Lies of P, outros, infelizmente, não conseguem sair da sombra das produções originais, como ocorreu com Lords of the Fallen. Agora, a indústria chinesa, reconhecida por jogos de qualidade como Black Myth: Wukong, chega com Wuchang: Fallen Feathers. O jogo é uma tentativa de solidificar seu lugar no competitivo gênero souls-like. Mas será que ele consegue se destacar ou é apenas mais um entre tantas tentativas?
Buscando um Toque Original
No início da experiência, Wuchang demonstra claramente que é um souls-like. Todos os elementos esperados estão presentes logo nos primeiros momentos: santuários que restabelecem a saúde e a vida dos inimigos, mecânicas de dodges e parry, e a famosa dificuldade elevada, especialmente em relação aos chefes.
O estúdio Leenzee Games se esforça para adicionar um toque único ao jogo através de alguns sistemas novos. Um exemplo é o sistema de loucura, que se acumula a cada morte, influenciando a quantidade de mercúrio, o recurso principal do jogo, que você perde. Quando a barra se completa, um demônio aparece, e derrotá-lo é a chave para recuperar o mercúrio perdido. Embora essa mecânica pareça inovadora, na prática ela acaba sendo pouco utilizada e perde sua graça rapidamente.
Outro aspecto que dá identidade ao jogo é seu sistema de progressão e personalização. Wuchang apresenta uma única árvore de habilidades com diversos caminhos baseados nas armas do jogo. Além das tradicionais habilidades, essa árvore também permite melhorar atributos básicos, como força e vida, além de aumentar a utilização de magia e poções. Isso torna a progressão mais envolvente, complementada pelas inúmeras opções de respec gratuitas.
A Dificuldade do Combate
A essência dos souls-likes reside em sua jogabilidade. Entretanto, Wuchang: Fallen Feathers falha em alguns aspectos. Embora exista uma diversidade de jogar e montar build devido às diversas armas e magias, a jogabilidade não é tão precisa quanto em outros grandes jogos do gênero.
Um dos pontos que mais valorizo em souls é a sensação após a morte do personagem. Um bom souls é aquele que faz você refletir sobre onde errou ou o que aprendeu. No entanto, muitas mortes em Wuchang podem parecer “injustas” ou sem sentido, devido à velocidade de alguns chefes ou decisões de design dúbias, como a falta de invulnerabilidade quando o personagem está deitado ou levantando.
Aspectos Visuais e Narrativa
Falando sobre os gráficos, Wuchang apresenta uma direção de arte impressionante, tanto nos cenários quanto nos inimigos. Mesmo assim, o desempenho do jogo deixa a desejar.
Em um setup com RTX 3070 e Ryzen 5700X3D, o jogo enfrentou quedas de frames significativas e até travamentos. Reduzir as configurações gráficas ajudou, mas nem isso resolveu totalmente os problemas. É importante que jogadores em máquinas menos potentes verifiquem se suas configurações são adequadas. A dublagem, disponível em inglês e chinês, oferece uma qualidade aceitável, e há legendas em vários idiomas, incluindo português.
A narrativa de Wuchang é fragmentada, contada por meio de itens e interações com NPCs. Você controla Wuchang, uma guerreira com amnésia, afetada por uma doença que transforma humanos em bestas. Para entender sua origem e os efeitos da maldição, a exploração e atenção aos diálogos são fundamentais.
Vale a Pena Jogar?
Wuchang: Fallen Feathers tem suas qualidades, como uma direção de arte admirável e um sistema de progressão bem desenvolvido. No entanto, sua jogabilidade pode deixar a desejar, especialmente quando comparado a concorrentes mais recentes, como Lies of P ou The First Berserker: Khazan.
Por fim, Wuchang é uma boa escolha para fãs do gênero souls-like que estão dispostos a tolerar algumas frustrações no combate e na luta contra os chefes. Também é uma opção interessante para quem pretende testá-lo no Game Pass.
Pontos Positivos e Negativos
- Pontos positivos:
- Sistema de Progressão
- Direção de Arte
- Pontos negativos:
- Gameplay frustrante em alguns momentos
- Dificuldade de progressão não linear
Wuchang: Fallen Feathers foi testado em PC, com uma chave fornecida pela desenvolvedora. O jogo também está disponível para PS5 e Xbox Series S e X, e faz parte das opções do Game Pass.

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