Introdução aos JRPGs e à Square Enix
A Square Enix é uma das empresas que ajudou a popularizar os JRPGs com batalhas por turnos no final da década de 1980. Com o passar do tempo, para atrair um público mais jovem e diversificado, jogos como Final Fantasy passaram a adotar um estilo mais voltado para a ação. Contudo, o sucesso recente de um jogo de outra desenvolvedora pode fazer a Square Enix repensar suas direções.
Retorno aos RPGs por Turno
Recentemente, durante uma reunião da Square Enix, um investidor expressou seu desejo de ver franquias icônicas como Final Fantasy e Dragon Quest adotarem o sistema de combate por turnos em seus próximos lançamentos. Ele fundamentou seu pedido ao citar o sucesso de Clair Obscur: Expedition 33, que se destacou neste ano.
Os representantes da Square Enix reconheceram a relevância do sucesso de Expedition 33 e reafirmaram que os RPGs com batalhas por turnos fazem parte de suas raízes. Eles manifestaram intenção de continuar lançando jogos que incorporam esse estilo de combate.
Histórico dos RPGs por Turno na Square Enix
Nos anos 90, a Square Enix focava exclusivamente em RPGs por turnos. No entanto, essa abordagem mudou substancialmente com o tempo. O último jogo da série principal de Final Fantasy a apresentar um sistema de combate por turnos “tradicional” foi Final Fantasy XIII, lançado em 2009.
Após Final Fantasy XIII, a franquia Dragon Quest XI foi lançada em 2017 como um RPG por turnos de destaque. Desde então, a empresa tem lançado principalmente títulos menores ou remakes nesse estilo.
Conclusão
Com o desejo dos investidores e a recente reconsideração da Square Enix sobre o formato de combate, os fãs podem ter motivos para esperar novos jogos que revisitem as batalhas por turnos. Quais são suas expectativas sobre o futuro dos RPGs da Square Enix? Deixe suas opiniões nos comentários!


