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RTX Mega Geometry em Alan Wake 2: ray tracing aprimorado, mais veloz e eficiente

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Introdução ao RTX Mega Geometry

Há mais de seis anos, as primeiras placas gráficas voltadas para o consumidor começaram a suportar ray tracing acelerado por hardware. Desde a introdução da arquitetura Turing da Nvidia em 2018, o desempenho do hardware progrediu de forma significativa, acompanhando inovações no espaço do software. Um exemplo recente é o RTX Mega Geometry, revelado na CES 2025, em demonstrações impressionantes. Um dos primeiros jogos a utilizar essa tecnologia é Alan Wake 2. Embora haja melhorias em eficiência e desempenho, o surpreendente é que as GPUs RTX das séries 20 e 30 são as que mais se destacam com essa atualização.

O que é o RTX Mega Geometry?

Para entender o RTX Mega Geometry, é necessário compreender como funciona o ray tracing. Basicamente, jogos criam dois mundos 3D: o mundo jogável e uma “estrutura BVH” (hierarquia de volumes delimitadores), que é uma versão menos detalhada do ambiente. Essa estrutura é crucial para o traçado dos raios, mas seu uso aumenta o custo computacional e pode levar a problemas de animação e qualidade visual.

A RTX Mega Geometry introduz uma nova API que proporciona uma nova hierarquia para a estrutura BVH, integrando geometria e ativos do jogo. Essa tecnologia se destaca em:

  • Geometria animada
  • Maior quantidade de transições de nível de detalhe
  • Tesselação adaptativa, que altera dinamicamente a quantidade de geometria por fotograma

Com a introdução da CLAS (Estrutura de Aceleração de Clusters), há um aumento significativo nos detalhes visuais e suporte para ambientes animados, embora a complexidade aumente o tempo de rastreamento dos raios.

Implementação em Alan Wake 2

O jogo Alan Wake 2 serve como um excelente exemplo para a implementação da RTX Mega Geometry, devido ao seu mundo ricamente detalhado e altamente animado. A geometria no jogo se comporta de forma dinâmica, ao contrário do que é simulado por sombreamento de vértices, o que torna a implementação desafiadora nas estruturas BVH existentes.

Várias otimizações foram feitas, como a redução da taxa de animação à medida que o jogador se afasta dos detalhes. Nos primeiros 10 metros, a animação é realizada em tempo real, mas diminui conforme a distância aumenta. Na PS5, a taxa é ainda mais estreita, sendo reduzida à metade.

Melhorias de Desempenho

Os testes demonstram melhorias significativas com a RTX Mega Geometry. O uso de VRAM diminuiu cerca de 300 MB. Na prática, a RTX 4060 apresenta um aumento de 42% na velocidade ao utilizar iluminação direta e indireta de baixa qualidade. A performance da CPU também se beneficia, com um aumento de 14% na taxa de fotogramas em um teste com um Ryzen 5 3600.

Comparando o desempenho da GPU, utilizando recursos como upscaling FSR e ray tracing de baixa qualidade, a RTX 2080 Ti apresentou uma melhoria de 13% a 1080p nativos. Em jogos em cenários reais, usando o modo de qualidade DLSS, a taxa de quadros saltou de 20 fps para 30 fps. A RTX 3080, por sua vez, viu um aumento de 10%, mantendo a taxa de quadros acima de 40 fps.

Ultra Ray Tracing

Além do RTX Mega Geometry, Alan Wake 2 inclui um novo modo de ultra ray tracing. Embora recomendações para configurações otimizadas com ray tracing baixo ainda sejam válidas, a inclusão do modo Ultra RT oferece detalhes adicionais, melhorando a precisão dos efeitos e da iluminação.

Entre as melhorias estão:

  • Ray tracing de transparência, que aumenta a precisão em efeitos com múltiplos ressaltos
  • Iluminação indireta ampliada, proporcionando melhor sombreamento

Embora as funcionalidades de Ultra RT sejam conservadoras, elas representam uma evolução importante em um cenário em que PCs modernos conseguem executar o jogo com facilidade, oferecendo recursos de alta qualidade que se alinham às capacidades futuras do hardware.

Considerações Finais

A tecnologia RTX Mega Geometry trouxe avanços significativos para Alan Wake 2, aumentando a lotação de detalhes e eficiência no uso da VRAM. Para mais informações sobre como a tecnologia está moldando a experiência de jogos, sinta-se à vontade para compartilhar suas opiniões nos comentários.

Referências

Para aprofundar o conhecimento sobre a tecnologia e seus impactos, confira os links a seguir:

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