O Futuro dos Jogos com o PS5 Pro
O mercado de jogos está em constante evolução, especialmente com o surgimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) que prometem melhorar significativamente a qualidade dos jogos. Nesse cenário, a Sony está apostando no PS5 Pro e em sua solução chamada PSSR, que visa competir com o DLSS da NVIDIA e acompanhar o FSR da AMD, que já é parceira da indústria de consoles há bastante tempo.
Recentemente, Mark Cerny, o arquiteto do PlayStation, elogiou o novo FSR 4, uma tecnologia que representa um avanço no upscaling via IA da AMD. Segundo ele, o atual console da Sony poderá se beneficiar de melhorias significativas em 2026.
O Poder do PS5 Pro em 2026
Em uma entrevista ao veículo Digital Foundry, Cerny fez grandes elogios ao FSR 4, mencionando que a tecnologia é superior ao trabalho realizado pela Sony com o PSSR. Ele expressou seu orgulho em relação ao esforço colaborativo de sua equipe.
O arquiteto explicou que para que o FSR 4 fosse utilizado no PS5, seria necessário um “port” retroativo. Isso se daria por meio de uma nova versão do PSSR, que poderia incorporar os avanços da AMD em 2026.
“O hardware do PS5 Pro e o RDNA 4 são designs distintos”, ressaltou Cerny. Ele acredita que o console poderá suportar as melhorias de imagem, mesmo que não exija grandes mudanças na arquitetura existente. Cerny também enfatizou que o ray tracing será uma parte fundamental dos gráficos no futuro dos jogos.
Interação com o Leitor
O que você acha dessas novidades sobre o PS5 Pro e a evolução das tecnologias de jogo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Referências para Aprofundamento
- Confira os cinco jogos gratuitos para Android que estão em alta na Play Store esta semana.
- Saiba mais sobre a DLC de Assassin’s Creed Shadows que trará um tom bem mais assustador.
- Entenda como Kojima surpreende ao inserir Solid Snake em Death Stranding 2.

