A SABEDORIA DE HIDEO KOJIMA
Para aqueles que acompanham a carreira do visionário Hideo Kojima, é bem conhecido que ele possui uma abordagem única em relação à criação de jogos. Em uma recente entrevista à revista Edge, Kojima discutiu a importância do autorismo e do feedback em seus projetos. Como sempre, suas opiniões provocam reflexões e debates no mundo dos videogames.
Durante a conversa, Hideo deixou claro que seu objetivo não é fazer um jogo que agrade a todos. Essa atitude já era evidente, por exemplo, quando decidiu surpreender os fãs ao colocar Raiden como protagonista em Metal Gear Solid 2, mudando o foco de Snake.
O FATOR FEEDBACK
Kojima afirmou que, apesar de ouvir as críticas relacionadas a aspectos técnicos — como a necessidade de melhorar a calibragem dos controles ou ajustar a câmera —, ele não altera os temas ou a narrativa de seus jogos apenas para atender ao feedback. Segundo o criador, “eu quero que as pessoas joguem o meu jogo, então eu preciso ouvi-las em algum nível, mas não quero fazer algo com apelo geral.”
Esse compromisso com a sua visão está presente em todos os seus projetos, incluindo o Death Stranding 2, onde ele mantém um foco em elementos que considera autorais e essenciais.
OS RESULTADOS DOS TESTES
Para ilustrar seu ponto de vista, Hideo mencionou que, durante os testes do primeiro Death Stranding, cerca de 60% dos jogadores consideraram o título horrível. No entanto, ele viu isso como um “bom equilíbrio”, evidenciando sua determinação em manter sua identidade artística.
INTERAJA CONOSCO
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