Ghost of Yotei: Uma Nova Narrativa em um Antigo Cenário
Com características dignas de uma obra antológica, Ghost of Yotei não é uma sequência direta, mas sim uma nova história que se passa 300 anos após o jogo original. O título se desenrola em um cenário novo, com personagens inéditos e um enredo focado em um tema clássico: a vingança. Este enredo é bastante familiar no mundo do entretenimento.
A missão de um jogo que deseja manter o legado de uma franquia é clara: respeitar suas bases enquanto expande e aprimora os conteúdos originais. Partindo desse princípio, Ghost of Yotei busca, em meio a uma concorrida janela de lançamentos, conquistar seu espaço no universo dos games.
GHOST OF YOTEI: UM JOGO INÉDITO, NÃO UMA DLC
Uma das questões mais debatidas recentemente é sobre o escopo de Ghost of Yotei. É importante esclarecer que este é um jogo novo, com um mapa diferente, novas localizações, uma narrativa original e personagens exclusivos. Todos esses elementos estão sob a temática que caracteriza a franquia “Ghost of”, que narra lendas em contextos históricos significativos do Japão.
A história se passa em 1603, durante o período Edo, na região de Hokkaido, que na época era conhecida como Ezo. O mapa do jogo é montanhoso, repleto de planícies verdes e uma rica natureza, semelhante a Tsushima, o que contribui para uma atmosfera envolvente.
O enredo gira em torno de Atsu, a filha de um ferreiro que testemunha o assassinato brutal de sua família por um clã chamado “Os Seis de Yotei”. Este grupo utiliza o medo como uma arma para controlar seus adversários. Dada como morta, Atsu decide treinar e se tornar uma samurai, buscando justiça pela sua família, sem se deixar corromper.
EXPLORAÇÃO E NAVEGAÇÃO NO MUNDO DE YOTEI
Um elemento frequentemente debatido entre os jogadores é o tamanho do mundo em Ghost of Yotei. O jogo apresenta um mapa conciso que não precisa ser extensivamente grande para ser eficaz. As atividades secundárias são distribuídas de maneira orgânica, proporcionando uma exploração agradável.
A transição entre diferentes partes do jogo é rápida e eficiente, permitindo que o jogador chegue a qualquer lugar descoberto com facilidade. A funcionalidade de viagem rápida faz com que o jogador possa se deslocar instantaneamente, sem a necessidade de percorrer menus complicados.
O COMBATE NA DANÇA DA VINGANÇA
Enquanto o combate em Ghost of Tsushima era referenciado como uma “dança”, o sistema de luta em Ghost of Yotei oferece novos passos a essa coreografia. Atsu possui uma variedade de armas que vão desde a clássica katana até a multifuncional kusarigama, além de opções para aqueles que preferem abordagens mais furtivas ou direta.
No entanto, é importante notar que a história de Atsu segue uma linha mais previsível, focando na clássica jornada de vingança, o que a torna um pouco conservadora em comparação ao jogo anterior. Alguns personagens secundários carecem de profundidade, ofuscados pela trajetória principal de atsul.
As atividades secundárias também incrementam a jogabilidade, e o pássaro amarelo serve como um guia para descobertas espalhadas pelo mapa, enquanto as raposas orientam Atsu rumo a santuários escondidos. Com a liberdade oferecida pelo jogo, o destino das pessoas que cruzam o caminho de Atsu pode ser decidido de acordo com as ações do jogador.
TÉCNICA E DESENVOLVIMENTO
Do ponto de vista técnico, Ghost of Yotei apresenta uma performance impecável. Durante os testes no PS5 Pro, o jogo funcionou em um modo exclusivo, o Ray Tracing Pro, mantendo uma taxa de quadros estável de 60 fps. Os jogadores podem optar por alternativas focadas em resolução ou desempenho, além de filtros que homenageiam o cineasta Akira Kurosawa, cuja obra inspira a franquia.
VEREDITO: UM NOVO CAPÍTULO NA FRANQUIA
Como uma continuação de uma franquia estabelecida, Ghost of Yotei cumpre bem o que funcionou em Ghost of Tsushima. No entanto, o mercado de jogos está saturado de opções semelhantes, o que torna o formato de Ghost of Yotei mais desafiador, especialmente em meio a lançamentos tão competitivos.
Mesmo apresentando suas 20 a 25 horas de conteúdo para quem se dedica apenas às missões principais, o título oferece mais de 50 horas de gameplay para aqueles que desejam explorar tudo. Essa fidelidade à fórmula de sucesso pode ser vista como um trunfo.
O código de Ghost of Yotei foi disponibilizado para análise, permitindo uma avaliação aprofundada do jogo.
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– A desenvolvedora de Ghost of Yotei foi demitida devido a comentários de ódio.
– O designer que comemorou a morte de Charlie Kirk deixou a Sucker Punch.
– Ghost of Yotei promete um mundo mais diversificado que Tsushima.

