Shuhei Yoshida na Gamescom LATAM 2025
Durante a Gamescom LATAM 2025, muitos veículos de comunicação tiveram a oportunidade de entrevistar Shuhei Yoshida, que foi um dos principais executivos do PlayStation. Uma das entrevistas mais marcantes foi conduzida pelo site Game Developer, que trouxe à tona suas opiniões sobre os serviços de jogos por assinatura.
A Visão Crítica de Yoshida sobre os Modelos de Assinatura
Yoshida expressou sua preocupação em relação ao fato de que, se a única forma de jogar fosse através de serviços de assinatura, isso poderia ser prejudicial. Segundo ele:
“Se a única forma com que as pessoas jogam é através de serviços de assinatura, isso é bem perigoso. O tipo de jogos que serão feitos será ditado pelo dono do serviço. Isso é bem arriscado porque sempre precisamos de novas ideias feitas por times pequenos que ditam a próxima onda de desenvolvimento. Se as grandes empresas passarem a ditar o tipo de jogo que será feito, a indústria não vai mais avançar.”
A Comparação com o Modelo da Sony
Yoshida acredita que o modelo de assinatura da Sony é mais equilibrado. Ele destacou:
“Acredito que o modelo de assinaturas da Sony é mais saudável. Eles não prometem demais e permitem que as pessoas gastem dinheiro comprando novos jogos. Após alguns anos, o preço inicial não se torna mais atraente, e é nesse momento que os clientes consideram o serviço de assinatura, onde têm mais oportunidades de experimentar e conhecer novas franquias.”
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Referências e Links Relevantes
Para entender melhor as discussões em torno dos modelos de assinatura e seus impactos na indústria, confira os seguintes artigos:
- Microsoft exagera ao prometer todas as estreias no Game Pass
- Ex-executivo da PlayStation alerta sobre os riscos dos serviços para as produtoras
- Ex-executivo da PlayStation afirma que jogos a US$ 80 podem ser um “roubo”


