Novo Rumor sobre Consola Portátil da Microsoft
Recentemente, surgiram informações inesperadas através de um relatório de Jez Corden, que revela que a Microsoft decidiu interromper o desenvolvimento de sua primeira consola portátil de próxima geração. A empresa optou por concentrar seus esforços em aprimorar a experiência da marca Xbox em dispositivos portáteis para PC, produzidos por empresas como Asus e Lenovo. Enquanto isso, a produção da 10ª geração de consolas da Microsoft segue em andamento, com foco em melhorar o Windows 11 para jogos.
A Estratégia da Microsoft
A avaliação dessa estratégia parece ser positiva, especialmente com base na análise feita por Dave2D sobre a Lenovo Legion Go S. A Lenovo lançou duas versões de um mesmo dispositivo portátil: uma operando no Windows e outra no SteamOS. Os resultados mostrados são impressionantes, indicando que o hardware pode oferecer um desempenho superior no SteamOS, além de melhor duração da bateria. O SteamOS se destaca como uma interface mais robusta e funcional para jogos portáteis.
Frente a isso, a mudança de abordagem da Microsoft é vista como uma decisão acertada. A empresa já vem sinalizando uma integração mais profunda entre Xbox e Windows, sendo um caminho necessário para otimizar a experiência de jogo. Passaram-se mais de três anos desde o lançamento da Steam Deck, e apesar das melhorias no Windows 11, ainda estamos longe de ter uma experiência tão fluida quanto a proporcionada pelo SteamOS.
Desafios da Plataforma Windows
Um dos pontos que precisa ser abordado é a durabilidade da bateria em dispositivos que rodam Windows, a qual tem sido criticada. Cary Golomb, um conhecido especialista em jogos portáteis, sugere que isso pode ser melhorado com uma solução chamada “AutoTDP”. Essa abordagem visa otimizar o desempenho da CPU, que atualmente tem um impacto negativo na vida útil da bateria.
Adicionalmente, a implementação do SteamOS executando jogos do Windows através da camada de tradução Proton, com desempenho aprimorado, representa um desafio. O SteamOS traduziu chamadas da API DirectX para Vulkan, utilizando um controlador AMD Radeon de código aberto, o que levanta a questão sobre a necessidade de melhorias no DirectX.
Oportunidades e Concorrência
A Microsoft enfrenta uma tarefa significativa ao tentar desenvolver um sistema operacional que rivalize com o SteamOS, e isso suscita um questionamento importante: por que não criar um dispositivo portátil? Teoricamente, a Microsoft poderia usar seu sistema operacional Xbox, adaptado para evitar os problemas encontrados no Windows, semelhante ao que a Sony está fazendo com sua futura consola portátil.
A Microsoft pode ver a proliferação do SteamOS como uma ameaça maior ao seu modelo de negócios em comparação com a concorrência direta no mercado de consolas, como a PlayStation. O cenário de competições entre plataformas sugere que a decisão de não desenvolver uma consola portátil pode ser estratégica, considerando que várias empresas já estão nesse espaço.
A Relação entre Consolas e PCs
Ao considerar a comparação entre consolas de jogos e PCs, a diferença essencial reside na simplificação da arquitetura. As consolas destilam as funções do PC para uma estrutura mais coesa. Essa simplificação é evidenciada em determinados modelos, como a PS5, onde a CPU e as unidades de armazenamento são integradas.
A Microsoft pode perceber que essa integração já é realizada em outros modelos de dispositivos portáteis, como a Steam Deck e outras consolas da Asus e Lenovo, o que diminui a urgência de desenvolver sua própria versão. O foco da empresa parece estar mais voltado para o aprimoramento do software, acreditando que o Windows pode atender a essa demanda no mercado.
Futuro das Consolas Portáteis
Além disso, ao optar por deixar o hardware portátil nas mãos de outras empresas, a Microsoft pode lidar melhor com o problema da iteração. Dispositivos mais novos, como a Asus ROG Ally e a Lenovo Legion Go, já estão equipados com silício moderno, permitindo uma capacidade maior para rodar jogos de última geração. A versatilidade no mercado permite que os consumidores escolham opções que atendam suas necessidades de desempenho.
Por último, a viabilidade de uma consola portátil pela Microsoft é questionada pela dimensão do mercado e o investimento necessário. Um lançamento neste formato estaria inevitavelmente atrelado a comparações com o Nintendo Switch 2, embora este último pertença a um nicho de mercado distinto. O sucesso futuro dependerá da qualidade da interação entre Xbox e Windows, assim como da recepção de um eventual dispositivo da Sony.
Com a evolução do mercado, é seguro afirmar que não teremos que esperar muito tempo para a chegada de um dispositivo portátil “Xbox”, como o Asus Project Kennan, que deve ser lançado ainda este ano.

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