Cyberpunk 2077 Chega aos Macs
Cyberpunk 2077 é um jogo grandioso, e agora, finalmente, está disponível para os computadores Mac. Após quase cinco anos desde seu lançamento original, a CD Projekt Red lançou uma versão do aclamado RPG para os Macs com chip Apple Silicon, prometendo suporte ao ray tracing e recursos avançados de MetalFX. Mas como será que esse jogo se sai na atual geração de computadores da Apple em termos de desempenho e estabilidade? Realizamos testes em diversos modelos de hardware modernos fornecidos pela Apple, e os resultados são intrigantes.
Compatibilidade e Configurações Iniciais
A versão para Mac de Cyberpunk 2077 é básica em sua configuração inicial. O jogo inicia sem problemas no meu MacBook Pro M4 Max e exibe um menu de configurações que é praticamente igual ao da versão para PC. Entre as opções disponíveis, destaca-se o upscaling temporal MetalFX da Apple, que está presente junto com as versões 2.1 e 3.0 do FSR. É importante mencionar que a versão do jogo requer um chip da série M com pelo menos 16 GB de RAM. Assim, Macs com 8 GB ou com processadores Intel não são suportados. Para os testes, utilizei três modelos: um Mac Mini M4 de entrada, um MacBook Pro M4 Max e um Mac Studio M3 Ultra em configurações máximas.
Desempenho em Jogo
Ao carregar o primeiro salvamento, o jogo passa por um processo de compilação de shaders que pode ser observado no HUD de desempenho detalhado do macOS 26 Metal. Nesse primeiro carregamento, o número de shaders compilados aumenta significativamente, mas durante o jogo, a atividade de compilação de shaders é mínima. Isso resulta em uma experiência mais suave, sem os famosos “stutters”. Durante os testes, utilizei tanto o macOS 15.5 quanto o macOS 26 Beta 3, e os resultados foram bastante positivos.
Configurações Gráficas e Taxa de Quadros
Por padrão, o jogo utiliza a configuração gráfica “For This Mac”, que ajusta as definições de acordo com o chip em uso. No MacBook Pro M4 Max, a configuração geralmente resulta em definições ultra a 1440p, utilizando o upscaling MetalFX. O redimensionamento dinâmico da resolução está ativado para equilibrar a carga na GPU com um objetivo de 60 fps. Em geral, essa configuração funciona bem, mantendo a taxa de quadros na casa dos 60 fps. No entanto, ocorrem quedas de desempenho em áreas mais intensas do jogo, especialmente durante combates, onde as taxas podem cair brevemente para 50 fps.
Eficiência Energética e Experiência Geral
A duração da bateria do MacBook Pro é satisfatória, com o dispositivo operando por cerca de uma hora e dezoito minutos sob carga intensa de jogos com as configurações padrões e brilho máximo. Esse desempenho é notável considerando que a maioria dos portáteis para jogos não entrega a mesma performance com a bateria. O MacBook mantém níveis de performance elevados, mesmo desconectado da fonte de energia.
Além disso, o HDR do display interno do Mac proporciona uma experiência visual rica, com destaques brilhantes e pretos bem definidos, algo que o macOS faz muito bem ao integrar conteúdo HDR e SDR. Mesmo limitada em relação ao suporte a VRR, a tecnologia ProMotion da Apple permite diversas taxas de atualização fixas, garantindo uma experiência fluida no jogo.
Comparativo com PCs e Desempenho Geral
Em relação à competição, o MacBook Pro M4 Max se compara bem à RTX 4060 em benchmarks de rasterização, embora a GPU do Mac opere com uma fração do TDP da RTX. No entanto, quando o ray tracing é ativado, o desempenho do M4 Max pode cair um pouco. Para o Mac Mini, o desempenho é consideravelmente inferior quando comparado a GPUs discretas, embora ainda supere gráficos integrados de plataformas como a Steam Deck.
Conclusão
No geral, o port de Cyberpunk 2077 para Mac é uma experiência sólida. Além de ser fácil de configurar, suporta tecnologias específicas da Apple, como o upscaling MetalFX. Apesar de algumas pequenas inconsistências, é um dos melhores ports de jogos AAA para o macOS. O desempenho e a eficiência energética dos dispositivos da Apple são impressionantes, o que oferece aos jogadores uma experiência semelhante à de consoles, eliminando muitos dos problemas com os quais os usuários de PC lidam. Se você possui um dos novos Macs, vale muito a pena experimentar.

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