Preocupação com a Criação de Obras Originais pelo Fundador da P.A. Works
Kenji Horikawa, o fundador do estúdio de anime P.A. Works, expressou sua preocupação com o impacto da alta produção de animes no interesse por obras originais. Em um recente bate-papo, ele discutiu os desafios que enfrentam os criadores de animação hoje em dia.
Desafios na Produção de Animes Originais
Durante a conversa sobre o filme Fushigi no Kuni de Alice to -Dive in Wonderland-, que estreará no Japão em 29 de agosto, Horikawa ressaltou que “é muito difícil criar trabalhos originais”. Ele destacou que os custos de produção estão aumentando rapidamente, tornando esses projetos mais arriscados do ponto de vista dos investidores:
- O aumento dos custos de produção é uma preocupação crescente.
- A percepção de risco maior pode levar os investidores a evitar obras originais.
- A criação de obras baseadas em temas populares está em ascensão.
Sensação de Cansaço e Criação de Conteúdo
Horikawa também mencionou a crescente preocupação entre produtores japoneses sobre a “sensação de cansaço” que pode surgir com a quantidade excessiva de animes produzidos apenas para atender a demandas específicas. Ele afirmou:
“Com os trabalhos originais, a história, mundo e personagens são criados pelos criadores. O esforço de produção é elevado. A coisa importante é se existe algo pelo qual valha a pena passar por esse esforço. No entanto, se a situação continuar assim, sinto que talvez tenhamos que esquecer como criar trabalhos originais.”
Próximos Projetos da P.A. Works
Após a estreia de Fushigi no Kuni de Alice to -Dive in Wonderland-, a P.A. Works tem planos de lançar a série Dusk Beyond the End of the World no outono. Este projeto aborda a história de um homem que acorda após 200 anos de sono e se depara com um mundo completamente diferente.
Aguardamos ansiosos para ver como esses novos projetos se desenrolarão. O que você acha sobre a situação atual da indústria de anime e a dificuldade em criar obras originais? Deixe sua opinião nos comentários!


