Problemas Históricos da Square Enix
A Square Enix, apesar de ocasionalmente lançar alguns dos melhores jogos do mercado, enfrenta desafios de longa data. Muitos de seus blockbusters, que aguardavam vendas promissoras, acabam não atingindo as expectativas dos executivos. Neste cenário, a produtora está implementando um novo plano com foco em múltiplas plataformas. Entretanto, quem já trabalha na empresa há mais tempo afirma que esses problemas são antigos e complexos.
A Visão do Compositor Nobuo Uematsu
Recentemente, o renomado compositor Nobuo Uematsu participou do podcast Nobiyo To Isshoni, onde fez revelações interessantes sobre a Square Enix e compartilhou sua perspectiva sobre a empresa. Uematsu comentou sobre a saída de Hironobu Sakaguchi, reconhecendo que a situação da Square mudou drasticamente após sua partida em 2003, pouco antes da fusão que resultou na criação da Square Enix.
Ele enfatizou: “A situação da Square desabou e ficou terrível depois da saída de Sakaguchi. Em resumo, ele era o chefão. Sempre foi, e sempre vai ser. A gente nem era bem organizados, mas todos o ouviam. É um tipo de talento que se possui ao nascer. É um líder.”
A Situação Pós-Sakaguchi
Uematsu expressou sua preocupação ao lembrar que a empresa nunca mais foi a mesma sem Sakaguchi, afirmando que “De repente tudo desabou e eu pensei ‘ah, não, eu deveria sair daqui também’.” Sua análise reflete um sentimento compartilhado por muitos fãs da antiga Square, que lembram com saudades da era de ouro da produtora.
Interação com os Leitores
Você também sente que a atual Square Enix não está à altura da antiga Square? O que pensa sobre a visão de Uematsu? Sinta-se à vontade para compartilhar suas opiniões nos comentários!
Referências Relevantes
Para entender melhor o impacto da narrativa nos jogos, confira o artigo sobre a relevância das mensagens políticas em Final Fantasy Tactics.
Além disso, a Square Enix enfrenta desafios importantes que foram discutidos em “Square Enix Enfrenta Crise Após Saída do Criador de Final Fantasy” e reconhece a demanda dos fãs em “Square Enix Reconhece o Interesse em Jogos por Turnos entre os Fãs”.


