Introdução a Clair Obscur: Expedition 33
Clair Obscur: Expedition 33 se destaca como um dos principais lançamentos do universo dos jogos no início de 2025. Este projeto nasceu da paixão de Guillaume Broche, que começou a idealizá-lo após se sentir desinteressado enquanto trabalhava na Ubisoft.
Motivação de Guillaume Broche
Frustrado com seu trabalho, Broche desejava criar algo inovador e não estava disposto a continuar explorando o universo de franquias da Ubisoft. Ele sonhava em fazer uma homenagem aos clássicos jogos da série Final Fantasy, que marcaram sua infância e continuam sendo muito queridos por ele.
Formação da Equipe Criativa
Em uma entrevista à BBC, Broche revelou que, quando decidiu deixar o tédio para trás, começou a buscar talentos em redes sociais como Reddit e em fóruns. Foi assim que encontrou Jennifer Svedberg-Yen, a principal escritora de Expedition 33, que estava na Austrália durante a pandemia de COVID-19.
- Jennifer inicialmente foi recrutada para dar voz a uma das personagens da demo.
- Com o tempo, tornou-se a principal escritora do jogo.
Outro membro crucial da equipe, Lorien Testard, compositor da trilha sonora, também foi encontrado através desse método, mesmo sem experiência em estúdios de gravação.
Impacto da Pandemia
A pandemia teve um papel fundamental no desenvolvimento do jogo, uma vez que muitos indivíduos, ao se encontrarem isolados, começaram a buscar formas de se expressar criativamente. Broche enfatizou que teve muita sorte, mas também procurava por pessoas que compartilhassem de suas mesmas paixões e inspirações.
Considerações Finais
Com uma equipe talentosíssima e com um conceito desenvolvido a partir de uma combinação de paixão e criatividade, Clair Obscur: Expedition 33 promete trazer uma nova experiência ao mundo dos games. É interessante ver como a interação na comunidade é essencial para projetos como este. O que você acha do desenvolvimento de games por meio de colaborações online? Compartilhe suas opiniões nos comentários!


