A Adoção da Frostbite Engine em Battlefield 6
Nos últimos anos, a Unreal Engine 5 tem se firmado como uma opção popular para o desenvolvimento de jogos. Uma pergunta que surge é: por que Battlefield 6 não adotou essa engine da Epic Games? Um dos motivos é que um “motor gráfico genérico” não consegue atender ao complexo sistema de destruição característico do jogo.
De acordo com David Sirland, produtor sênior da série, essa é apenas uma das razões para a escolha da Frostbite Engine. Vamos entender melhor essa decisão.
Por que Frostbite não foi trocada?
Em uma recente entrevista ao site espanhol 3DJuegos, David Sirland explicou os motivos pelos quais a DICE optou por manter a Frostbite como o motor gráfico para Battlefield 6, ao invés de migrar para a Unreal Engine 5.
A Frostbite foi criada especificamente para a série Battlefield e tem um sistema de destruição avançado, desenvolvido ao longo dos anos. Isso permitiu que a empresa formasse especialistas que maximizam o potencial gráfico e físico do jogo.
Esse desenvolvimento gera uma sinergia em que os jogos são projetados em conjunto com a engine, o que proporciona um resultado final mais coeso. Mesmo que na Unreal Engine 5 isso possa ser possível, Sirland ressalta que isso exigiria um investimento significativo de tempo e pesquisa para alcançar um nível similar.
A Vantagem de Manter a Frostbite
Portanto, a pergunta que fica é: por que se preocupar em reinventar a roda quando já existe uma solução eficiente internamente? A Frostbite cumpre bem sua função em Battlefield 6, evitando a necessidade de uma troca que poderia resultar em retrabalho.
No entanto, a tendência na indústria está mudando, com muitas grandes publishers optando pela Unreal Engine 5, como a CD Projekt Red recentemente fez. O argumento principal para essa mudança é a redução de custos, pois é mais em conta investir em uma tecnologia já desenvolvida do que criar uma nova do zero. Além disso, a evolução constante da engine favorece todos os projetos.
Considerações Finais
A escolha da Frostbite Engine para Battlefield 6 é uma decisão baseada em estratégia e eficácia. A DICE aproveita ao máximo o que sua ferramenta interna pode oferecer, permitindo um desenvolvimento mais fluido e alinhado às necessidades do jogo. O que você pensa sobre essa escolha? Compartilhe suas opiniões nos comentários!

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