Compatibilidade da PlayStation 5 Pro
A PlayStation 5 Pro se destaca pela sua compatibilidade total com a biblioteca de títulos existentes da PS5. Isso significa que os jogos já disponíveis poderão ser executados com a potência extra do novo hardware. Segundo a Sony, essa nova versão pode oferecer um desempenho adicional de 45% da GPU. A expectativa é que esta melhoria traga uma experiência de jogo transformadora, especialmente em títulos que não atingem suas metas de taxa de quadros, como é o caso de Elden Ring.
No entanto, a realidade é que a Pro quase resolve as questões de desempenho, mas ainda não o faz completamente.
Modos de Qualidade de Elden Ring
Vamos analisar os modos de qualidade disponíveis em Elden Ring:
- Modo de Qualidade: Focado na resolução nativa de 4K.
- Modo de Desempenho: Almeja 60 fps, utilizando uma faixa de resolução dinâmica entre 1512p e 4K nativo.
- Modo Ray Tracing: Requer a seleção do modo de qualidade, mas reduz a resolução para 1620p. A implementação de ray tracing é mediana.
Testes de Desempenho
Nos testes realizados, o foco inicial foi o modo de qualidade. Ao aplicar definições e resoluções fixas, foi possível avaliar o ganho de desempenho. A expectativa era que a PS5 Pro mantivesse os 60 fps, mas os resultados mostraram melhorias entre 30% e 35%. Embora grande parte do jogo funcione a 60 fps, essa média não é consistente. Muitas vezes, a taxa de quadros pode diminuir para cerca de 50 fps, e em cenários mais desafiadores, até mesmo 40 fps.
É relevante notar que o suporte VRR (Taxa de Atualização Variável) da PS5 a 60 Hz permite flutuações até 48 fps, o que ajuda a manter a fluidez do jogo.
Modo de Desempenho e Ray Tracing
Se o modo de qualidade não está se mostrando eficaz, poderíamos esperar resultados melhores do modo de desempenho. De fato, esse modo funciona de forma mais estável, no entanto, ainda apresenta quebras de fotogramas, com desvios que nem sempre são previsíveis. Embora o desempenho melhorado mantenha o jogo dentro da janela VRR, essa opção se mostra como a mais recomendada para jogar Elden Ring nas consoles.
Em relação ao modo ray tracing, o desempenho permanece fraco, mesmo com os 45% adicionais da PS5 Pro. Os resultados variam, podendo apresentar momentos de desempenho melhorado, mas sem consistência. Parece que a exigência do ray tracing sobrecarrega a CPU, trazendo desafios tanto para a GPU quanto para a CPU.
Otimização de Jogos na PS5 Pro
Até que ponto a PS5 Pro aproveita as funcionalidades adicionais de ray tracing? Nos testes realizados com o Control da Remedy, observou-se uma melhoria de desempenho semelhante em conteúdos sem ray tracing, chegando a cerca de 30% a 33% de taxa de quadros a mais. No entanto, as consolas têm características próprias, o que leva a crer que o potencial adicional da GPU pode não ser totalmente utilizado sem uma atualização específica dos desenvolvedores.
A Expectativa para Elden Ring
Fica a dúvida se Elden Ring receberá um suporte personalizado. A FromSoftware, até o momento, não demonstrou muito interesse em melhorar os aspectos técnicos do jogo desde seu lançamento. Contudo, disponibilizou uma atualização para Dark Souls 3 na PS4 Pro antes de oferecer suporte em lançamentos subsequentes. Assim, resta ver se Elden Ring seguirá o mesmo caminho.
Considerações Finais sobre o Game Boost
Uma última observação sobre o Game Boost: ao realizar testes, ficou evidente que a funcionalidade não se limita apenas à GPU, pois a CPU também apresenta um aumento de velocidade. No entanto, esse ganho é de cerca de 10% no clock, resultando em pequenas melhorias de desempenho. Isso pode impactar negativamente a taxa de resolução de Elden Ring na PS5 Pro, dificultando a manutenção dos 60 fps.
Ainda é necessário investigar se o Game Boost reflete diariamente toda a potência adicional da PS5 Pro ou se existem limitações que comprometem as capacidades da GPU. Comentários sobre o desempenho de rasterização da PS5 Pro em comparação com a RX 6800 foram feitos, mas os resultados e análises ainda são iniciais, requerendo mais testes.
Estamos ansiosos para mais informações sobre o Game Boost, pois a melhoria de desempenho é, sem dúvida, valiosa, especialmente em jogos que operam em alta taxa de quadros com suporte de 120Hz.


