Problemas no PS5 Pro
No lançamento do PS5 Pro, muitos jogadores notaram que certos jogos, como Silent Hill 2 e Star Wars Jedi: Survivor, apresentaram desempenho inferior em comparação ao PS5 padrão. A queda na qualidade de imagem é visível, com problemas sérios de upscaling e artefatos na tela, algo que não pode ser ignorado.
Causa dos Problemas
Um desenvolvimento interessante surgiu em um fórum do ResetEra. Um desenvolvedor, conhecido como Koralsky, sugeriu que os jogos afetados estão utilizando a versão inicial do PSSR, o upscaler de imagem do PS5. Versões mais atualizadas do PSSR já corrigem esses problemas, oferecendo uma melhor qualidade de imagem.
Possível Correção em Breve
Koralsky também mencionou que a versão de desenvolvimento dos jogos na Unreal Engine provavelmente está baseada na SDK 9, que não é compatível com as versões mais recentes do PSSR (que utilizam a SDK 10). As atualizações do upscaler prometem resultados significativamente melhores em termos de qualidade visual e desempenho.
Reação das Desenvolvedoras
A boa notícia é que as empresas responsáveis por Silent Hill 2 Remake e Star Wars Jedi: Survivor, a Bloober Team e a Respawn, respectivamente, estão cientes dos problemas e estão ativamente buscando soluções. Informações publicadas em suas contas do Twitter confirmam esse esforço:
- Bloober Team: “Estamos trabalhando nisso!”
- Respawn: “Estamos cientes dos problemas com Star Wars Jedi: Survivor no PlayStation 5 Pro e estamos investigando ativamente.”
Questões a Considerar
A situação gera questionamentos. Apesar de ser um problema das versões iniciais do PSSR, os resultados nos jogos afetados são claramente inferiores aos que podem ser alcançados no PS5 padrão. Isso levanta dúvidas sobre como a mudança passou despercebida e se houve testes suficientes para identificar o problema. Será que houve uma troca automática do FSR pelo PSSR no PS5 Pro?
No momento, parece que apenas Silent Hill 2 e Star Wars Jedi: Survivor estão sofrendo com essa questão técnica – ambos utilizando a Unreal Engine. A explicação de Koralsky faz sentido, mas a incerteza persiste: outros jogos também podem enfrentar problemas similares?


