A Tinta Amarela em Jogos
Se você já experimentou jogos modernos, é provável que tenha notado a presença da famosa tinta amarela. Esse recurso é utilizado para guiar o jogador, destacando elementos interativos no cenário. Títulos como Final Fantasy VII Remake e Rebirth utilizam essa técnica, que, apesar de eficaz, divide opiniões entre os jogadores.
O que é a Tinta Amarela?
A tinta amarela, como o nome sugere, é uma técnica visual que os desenvolvedores utilizam para marcar partes do cenário. Isso inclui elementos interativos como bordas que podem ser escaladas ou objetos que podem ser quebrados. Essa abordagem tem sido comum em diversos jogos, como:
- Resident Evil 4 Remake
- Uncharted
- Dying Light
- Assassin’s Creed
- Final Fantasy VII Remake e Rebirth
Embora muitos desenvolvedores defendam o uso dessa técnica para aprimorar a jogabilidade, uma parcela significativa dos jogadores critica a sua presença, alegando que ela compromete a imersão ao tornar tudo muito evidente ou ao destoar da estética do jogo.
Defesa do Diretor Naoki Hamaguchi
Naoki Hamaguchi, diretor de Final Fantasy VII Remake e Rebirth, abordou essa temática em uma entrevista ao GamesRadar+. Ele reconhece a polêmica em torno da tinta amarela, mas enfatiza a sua importância dentro do contexto de jogo. Segundo Hamaguchi:
“Eu entendo que há um debate sobre isso [tinta amarela], se ela se encaixa no mundo ou não. Algumas pessoas querem, outras não. Contudo, acredito que como um jogo, definitivamente há uma necessidade para esse tipo de indicação em várias situações. É fundamental que os desenvolvedores experimentem e ajustem para aperfeiçoar a experiência.”
Essa perspectiva levanta um ponto interessante: a diferença entre a visão dos jogadores e as necessidades dos desenvolvedores. Enquanto os jogadores buscam uma experiência mais fluida e artística, os criadores de jogos enfrentam o desafio de garantir que os elementos interativos sejam facilmente reconhecíveis.
A Discussão Continua
Essa questão sobre o uso da tinta amarela certamente irá continuar a gerar discussões entre os jogadores e desenvolvedores. Para muitos, entender o porquê do uso desse recurso é crucial para aceitar a sua presença nos jogos. E você, o que acha do uso da tinta amarela? Concorda com a defesa do diretor ou acredita que a estética do jogo deve prevalecer?
Referências na Trilogia de Final Fantasy VII
O tema da estética e jogabilidade não é o único interessante em relação a Final Fantasy VII Remake. A trilogia está programada para ser lançada em várias plataformas, incluindo o Switch 2. Para saber mais sobre isso, confira:
- Final Fantasy 7 Remake Parte 3: Equipe Principal Focada no Switch 2
- Final Fantasy 7 Remake Intergrade será lançado para Switch 2 em 2026
- Trilogia de Final Fantasy 7 Remake Chegará a Todas as Plataformas
A temática da tinta amarela é apenas um dos muitos aspectos que tornam Final Fantasy VII um jogo debatido e amado. Convidamos você a compartilhar sua opinião e experiências nos comentários abaixo!


