Demonstração de Crimson Desert
Recentemente, houve uma demonstração do novo jogo desenvolvido pela sul-coreana Pearl Abyss, chamado Crimson Desert. Essa apresentação foi a mesma que ocorreu no Summer Game Fest, e até agora, foi uma das únicas oportunidades em que jornalistas e influenciadores puderam experienciar o jogo. Durante a demonstração, recebemos a chance de explorar um mundo aberto e participar de três batalhas contra chefões, que revelaram a diversidade da gameplay. A seguir, compartilhamos nossas primeiras impressões.
Uma Beleza Inigualável
A atual geração de videogames vem sendo alvo de questionamentos por parte dos jogadores. Apesar de não termos jogos ruins, a quantidade de lançamentos exclusivos e inovações em franquias tradicionais tem sido limitada. Além disso, a qualidade técnica de muitos jogos não tem impressionado, mesmo com a utilização de ray-tracing. Um dos poucos jogos que se destacaram visualmente foi Death Stranding 2: On The Beach. No entanto, após ver Crimson Desert, estou confiante de que este se tornará um grande destaque também.
Utilizando um motor gráfico criado exclusivamente para o título, sentimos que a espera entre seu anuncio, em 2019, e o previsto lançamento no final deste ano é justificada. O jogo se apresenta como um verdadeiro espetáculo visual, com cenários amplos e extremamente detalhados, que incluem florestas, acampamentos de bandidos e montanhas geladas.

Esse realismo é notável, principalmente devido à física avançada do jogo. Um exemplo disso foi quando usamos uma catapulta para lançar uma pedra em uma estrutura de madeira, causando um dano efetivo no centro do impacto, enquanto a área ao redor sofria danos menores, dependendo da relação com o ponto de impacto. Embora isso tenha sido impressionante, o que realmente se destacou foram os elementos de combate.
Em batalha, utilizamos três elementos: fogo, gelo e eletricidade. Quando incendiamos inimigos, a vegetação ao redor também pegava fogo, gerando uma reação em cadeia. Ao congelar a água, formavam-se plataformas que podiam ser usadas para atravessar superfícies líquidas. Por fim, eletrificar uma poça causava dano a todos que entravam em contato com ela.
Combate Estiloso e Desafios Diversificados
Embora Crimson Desert não seja o primeiro jogo a implementar esses elementos, a convergência da escala com a qualidade gráfica proporciona um maior realismo e imersão. Contudo, não se deve esperar um novo Kingdom Come: Deliverance.
Durante a conversa com Will Powers, Diretor de Relações Públicas da Pearl Abyss America, ficou claro que a proposta do jogo é apresentar um “realismo exagerado”. Além das habilidades mencionadas, existem outros aspectos que vão enriquecer a experiência dos jogadores. Um fator surpreendente é a inclusão de movimentos de luta livre no combate corpo a corpo. Movimentos como RKO, dropkick e lariat trazem um toque de cultura pop tanto do Ocidente quanto do Oriente.

As batalhas contra chefões foram uma parte marcante da demonstração. Cada chefão apresentava um estilo diferenciado: um era superado por combate direto, outro exigia esquivas e ataques estratégicos, e um terceiro tinha referências claras a Shadow of the Colossus, onde escalar suas costas para atingir pontos fracos era crucial.

Desafios e Jugabilidade
Apesar de toda a adrenalina, um problema notado foi a falta de uma introdução mais clara aos controles. Minha mente estava ocupada tentando decifrar como derrotar os inimigos enquanto tentava recordar quais eram os comandos. Isso gerou uma frustração, tornando a breve experiência mais confusa do que poderia ser.
Will Powers também destacou que, embora Crimson Desert não se encaixe no gênero hack and slash, o jogo possui influências de títulos como Devil May Cry e Bayonetta. Contudo, a quantidade de comandos e combos disponíveis pode ser avassaladora, o que não foi totalmente explorado nessa breve experiência.

Este aspecto cria um desafio adicional para os desenvolvedores, que parecem ter focado mais em introduzir o mundo e algumas mecânicas do que em adaptar os controles para que pudéssemos aproveitar melhor a experiência. Apesar disso, minhas expectativas em relação ao título aumentaram. O que resta agora é descobrir se essa empolgação se transformará em decepção quando o jogo for oficialmente lançado.
O que Esperar do Lançamento
Crimson Desert promete ser uma grande surpresa para os gamers em 2025. Contudo, a data exata de lançamento ainda não foi divulgada pela Pearl Abyss. O que você espera desse lançamento? Deixe suas opiniões nos comentários!


