A Influência da Política nas Indústrias de Jogos dos EUA
Após a vitória de Donald Trump nas eleições de 2024, o clima político nos Estados Unidos tem provocado reflexões em diversas empresas, especialmente no setor de videogames. Muitas delas estão repensando suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão, conhecidas como DEI. A atriz Samantha Béart, que empresta sua voz à personagem Karlach em Baldur’s Gate 3, trouxe à tona preocupações sobre a censura às narrativas queer em alguns jogos.
Censura e Oportunidades para Inclusão
Em uma entrevista que será divulgada em breve, Béart afirmará que já há sinais de que histórias inclusivas estão sendo cortadas. Ela menciona que a complacência com relação à mídia não costuma ser benéfica. Apesar disso, Béart acredita que esta é uma fase passageira e destaca a resiliência de comunidades e desenvolvedores independentes que ainda estão criando conteúdo diversificado. Ela declara: “Há indies, comunidades que escrevem e se juntam, vamos ultrapassar isto juntos”.
Retornos de Movimentos Antigos
Seu aviso surge em um momento em que movimentos como o GamerGate 2.0 estão ressurgindo. Neste contexto, temas relacionados à comunidade LGBTQ+ e questões raciais estão sendo criticados por certas vozes como fatores que, supostamente, impactam negativamente as vendas na indústria. No entanto, o fenômeno Baldur’s Gate 3 demonstra o oposto, tendo vendido incríveis 15 milhões de cópias até novembro de 2024, provando que um jogo com conteúdo diversificado pode, de fato, ser bem-sucedido.
Movimentos de Editoras e Cutbacks
Por outro lado, algumas editoras estão adotando posturas semelhantes. A Take-Two Interactive, por exemplo, removeu as referências à DEI de seu relatório anual, substituindo-as por uma expressão mais ambígua, “diversidade de pensamento”. Em uma declaração mais drástica, a CI Games postou “RIP DEI” em uma atualização do CEO, expressando uma clara oposição às políticas de diversidade no recrutamento.
O Papel dos Estúdios Independentes
Apesar das mudanças nas políticas de acessibilidade e DEI em grandes estúdios, ainda existem exceções. Os estúdios independentes, por terem menos pressão editorial, têm a liberdade criativa necessária para manter a inclusão em seus produtos. Um exemplo disso é Baldur’s Gate 3, que recebeu o prêmio Industry Diversity Award durante os Gayming Awards 2025, evidenciando que é possível ter sucesso enquanto se abraçam valores inclusivos.
Discussão: Você é a Favor ou Contra a DEI?
A questão permanece aberta para debate: você é a favor ou contra as políticas de diversidade, equidade e inclusão no setor de videogames? Convidamos você a compartilhar suas opiniões nos comentários abaixo.

Para mais informações sobre a importância da diversidade nas narrativas dos jogos, leia nosso artigo sobre a crítica da atriz de Baldur’s Gate 3. Além disso, entenda as implicações das demissões na Microsoft, apesar do lucro do Xbox, em nosso conteúdo sobre as demissões na Microsoft. Por fim, confira as novidades recentes que têm agitado o mundo dos jogos, como os sucessos em promoção na Steam Summer Sale.

