Desempenho de Oblivion Remastered nas Consolas
Mais de duas semanas após o lançamento, ainda há muitos problemas com Oblivion Remastered nas consoles. O título, que foi reformulado com a tecnologia Unreal Engine 5, prometia uma experiência visual impressionante ao mesmo tempo que se mantinha fiel à lógica original da Bethesda. No entanto, conforme se analisa as versões disponíveis, tornam-se evidentes diversas falhas que comprometem a experiência do jogador.
Atualmente, todas as plataformas, incluindo PS5, PS5 Pro e Xbox Series, enfrentam desafios ao explorar o mundo aberto. A taxa de quadros, que deveria ser em média de 60fps, é frequentemente inferior. Além disso, o desempenho deteriora gradualmente com o tempo de jogo, possivelmente devido a uma fuga de memória. Para piorar, o jogo apresenta bloqueios constantes ao tentar carregar jogos salvos, comprometendo ainda mais a jogabilidade em todas as plataformas.
Problemas de Desempenho e Degrade
Para qualquer remasterização, a estabilidade é vital. A produtora Virtuos deve priorizar a correção dos bloqueios. O processo técnico de controle de qualidade também deve ser questionado, já que é difícil entender como tais problemas passaram despercebidos antes do lançamento. Notavelmente, as versões do PS5 e PS5 Pro ainda não foram atualizadas para corresponder à versão mais recente da Xbox Series X.
Entretanto, ao examinar a atualização da PS5 Pro, observa-se um aumento na resolução em comparação com a versão base do PS5 e da Series X. O modo de desempenho, que promete 60fps, alcança uma resolução alvo de 1440p, mas frequentemente a PS5 opera a 900p, enquanto a Xbox Series X funciona a 990p. Em contraste, a PS5 Pro consegue um objetivo de 1620p em momentos específicos, embora o desempenho permaneça inconsistente.
Testes de Desempenho e Taxas de Quadro
Os testes de desempenho revelam as falhas mais gritantes. Fatores como clima dinâmico e a posição de NPCs influenciam as taxas de fotogramas, e nota-se que o desempenho de 60fps decai com o tempo. Por exemplo, um novo início de jogo, com carga de um salvamento realizado logo após o lançamento, resulta em taxas de quadros muito melhores em comparação com sessões longas.
É notável que esse padrão se repete em todas as plataformas, com a PS5 Pro se saindo melhor em momentos pontuais, mas ainda assim as leituras de desempenho geralmente não apresentam variação significativa. Além disso, alternar entre jogos salvos introduz bugs, como sombreamento irregular e problemas de câmera. Ambos são corrigidos com a reinicialização do jogo, sugerindo problemas de gestão de memória.
Reflexos e Opções Gráficas
O menu de opções gráficas do jogo oferece alternativas, mas mudar para o modo de qualidade de 30fps não apresenta um desempenho satisfatório. Nesse modo, o jogo tem um limite inferior, resultando em oscilações de taxa de quadros e tremulação na câmera, o que se torna um problema ao explorar os mesmos locais.
Quanto aos reflexos, o jogo inclui um modo de Reflexos Screen-Space (SSR), que não impacta significativamente o desempenho, mas proporciona uma qualidade visual adicional. Apesar de alguns artefatos visuais apresentados, é preferível manter o SSR ativado para melhorar a experiência geral.
Considerações Finais
A nova rodada de testes em Oblivion Remastered evidencia que o problema não é exclusivo de uma única plataforma, mas abrange todas, evidenciando a gravidade das falhas. A experiência dos jogadores está sendo prejudicada pela presença desses bugs e quedas de desempenho. Assim, é de extrema importância que uma atualização que resolva essas questões venha em breve, permitindo que todos aproveitem este clássico RPG de forma digna.
Se você já jogou Oblivion Remastered, compartilhe sua experiência nos comentários! Vamos conversar sobre os desafios e as melhores práticas que você encontrou no jogo.


