Desenvolvimento e Publicação
Com criação pela japonesa Ancient Corporation e publicação pela Limited Run Games, que é reconhecida por suas edições físicas de videogames, Earthion traz a assinatura de Yuzo Koshiro, um renomado compositor conhecido por seus trabalhos em clássicos como Streets of Rage, ActRaiser e The Revenge of Shinobi.
Uma Viagem Nostálgica
Earthion é um shoot’em up de progressão lateral que remete aos jogos clássicos do gênero, conhecido como “jogo de navinha”. O título presenta sprites que surgem nas extremidades da tela, uma jogabilidade fluida e uma trilha sonora de alta qualidade, como foi percebido durante a nossa experiência na Gamescom Latam 2025.
Neste evento, o jogo se destacou como um dos favoritos, proporcionando uma experiência completa aos jogadores. Nos próximos tópicos, você descobrirá mais sobre essa obra.
Aventura de Azusa Takanashi
No jogo, os participantes controlam Azusa Takanashi, uma heroína determinada, ao longo de oito fases repletas de cenários distintos, inimigos variados e desafiadoras batalhas contra chefes que exigem reflexos velozes dos jogadores.
Durante nosso teste, realizado em um Steam Deck, pudemos jogar as duas primeiras fases, que proporcionam uma verdadeira viagem aos anos 90, recheada com efeitos sonoros e movimentos fluidos típicos do gênero.
Desenvolvimento para Mega Drive
Earthion foi desenvolvido para operar no hardware original do Mega Drive, explorando ao máximo as limitações do console de 16 bits. O jogo também contará com localização completa em português brasileiro e será disponibilizado em plataformas modernas, como PS5, PS4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC.
O trailer de anúncio foi apresentado na Gamescom Latam 2025 e incluiu uma mensagem especial de Yuzo Koshiro para os fãs brasileiros.
Trilha Sonora e Estilo Visual
A trilha sonora original, composta por Koshiro, conta com 27 faixas inéditas que remetem ao seu estilo clássico, complementada por efeitos sonoros que evocam a atmosfera da era dourada dos jogos retrô.
O jogo ainda permite personalizar linhas de varredura e aplicar filtros visuais, oferecendo uma experiência de jogabilidade autêntica em telas contemporâneas. Testeramos o game em um Mega Drive e ficamos impressionados com a fusão do retrô com toques modernos.
Dificuldade e Elementos Nostálgicos
Earthion apresenta diversos níveis de dificuldade, incluindo um modo desafiador. O nível “Fera” representa a forma mais difícil de jogar, trazendo à tona o verdadeiro espírito dos arcades e dos jogos de 16 bits, conhecidos por sua dificuldade.
Filtros de imagem conseguem simular o efeito visual de TVs antigas, e um sistema de “password” é incluído para manter viva a nostalgia. Além disso, haverá um sistema de ranqueamento online para as pontuações nos consoles modernos.
Expectativas e Lançamento
Earthion, um projeto que expressa paixão pelos fãs, será lançado ainda este ano para PS5, PS4, Xbox Series X|S, Nintendo Switch e PC, além do Mega Drive, que terá um cartucho físico. Tem alguma expectativa sobre o jogo? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!


